Untitled-3

Cerca de 100 mil jovens fizeram o título de eleitor em uma semana

Data da Publicação:

26/03/2022

Brasília, DF – Com a baixa procura de jovens entre 16 e 18 anos, para tirarem o título de eleitor, a campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), voltada para esse público, conseguiu a adesão de quase 100 mil novos eleitores.
Entre segunda (14) e sexta-feira (18), da semana passada, o TSE promoveu a Semana do Jovem Eleitor, uma força-tarefa para que solicitassem a retirada do título. Lembrando que o voto para eleitores de 16 a 18 anos incompletos é facultativo. Isso pode explicar porque muitos não se mobilizaram para retirar o documento.
Durante a semana de campanha, mais de 96 mil novos títulos foram emitidos, em todo o Brasil e, também, no exterior. Segundo o TSE, mais da metade são mulheres e a procura foi maior entre os jovens de 17 e 18 anos. Já nos estados, São Paulo, Minas Gerais e Bahia atingiram a maior busca pelo documento em número absoluto. No Norte do país a procura foi menor, principalmente em Roraima, Rondônia e Amapá.
A baixa adesão dos jovens também mobilizou o TSE, os tribunais regionais, personalidades reconhecidas na internet, influenciadores digitais. No twitter, os perfis aderiram ao tuitaço para conscientizar os jovens ainda sem título a adquirir o documento, que tem prazo de retirada até quatro de maio.
Mais de 88 milhões de usuários visualizaram algumas das quase sete mil publicações com o tema. Muitas postagens foram republicadas, incluindo as de clubes tradicionais de futebol, como Flamengo e Corinthians. Entre os famosos, o apelo foi feito pelos atores Lázaro Ramos, Taís Araújo, Bruna Linzmeyer e Larissa Manoela, o grupo de reggae Natiruts, influenciadores com milhões de seguidores, como Juliette e a cantora Anitta.
Lembrando que o título de eleitor pode ser emitido online, até quatro de maio, por jovens com mais de 15 anos, que terão completado 16 no dia 2 de outubro. A emissão pode ser feita em casa: basta acessar o site do TSE, depois clicar em autoatendimento do eleitor, depois atendimento ao eleitor e por último, tirar o primeiro título eleitoral. Agora basta seguir as instruções indicadas.
(Fonte: RadioAgência Nacional)

Leia Também

foto-audiencia-terras-raras-29-04-25

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…
Foto: Divulgação

Câmara promove audiência pública sobre Programa de Regularização Fiscal

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, no dia 30 de abril de 2025, quarta-feira, às 15h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Executivo n. 01/2025, que institui o Programa de…
Foto: Divulgação

Vereador Douglas Dofu visita Parque Tecnológico e discute ações de inovação no município

Poços de Caldas, MG - O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu (União), visitou o Parque Tecnológico Cidade da Inovação, nesta semana. Ele esteve com o presidente do Conselho Técnico-Científico e também diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência…
Foto: Divulgação

Ausência de profissionais de educação inclusiva em escolas municipais preocupa vereador Paulista

Poços de Caldas, MG - Na última reunião ordinária da Câmara, foi aprovado um Requerimento do vereador Wellington Paulista (PSDB) solicitando informações da Prefeitura sobre a ausência de auxiliares de educação inclusiva na rede municipal de ensino, em especial na…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Tiago Mafra questiona Prefeitura sobre relatório de transição da Controladoria

Poços de Caldas, MG - Um requerimento de autoria do vereador Tiago Mafra (PT), nº 1156/2025, foi aprovado em Plenário na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na última terça-feira, 22. O documento solicita à Prefeitura de Poços de Caldas respostas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!