Untitled-3

Psicóloga e psicanalista Roberta Ecleide lança livro sobre autismo

Data da Publicação:

02/04/2022

Poços de Caldas, MG – A psicóloga e psicanalista Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kelly está lançando neste sábado (2) o livro Autismo.S: Olhares e questões, pela Editora Appris. A obra discute as possibilidades de compreensão do autismo, precisando seus aspectos históricos e teóricos e, principalmente, a importância de o autismo ser dimensionado como uma pluralidade de possibilidades.
O lançamento acontece de forma virtual a partir das 15h, através de videoconferência via Sympla Streaming HTTPS://www.sympla.com.br/lancamento-autismo-olhares-e-questoes_1529321 e autógrafos das 16h às 18h, no Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação (Nepe), que fica na rua Inconfidentes, 147, bairro João Pinheiro.
De acordo com a autora, parte das contribuições de Leo Kanner e Hans Asperger traça um panorama que, no século XX, centra os diagnósticos em critérios genéricos – classificações diagnósticas como a Classificação Internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), da American Psychological Association (APA). Esta primeira análise chega até a CID 11, adotada mundialmente em 2022. Em seguida, a partir da Psicanálise, a obra apresenta reflexões sobre aspectos teóricos e metapsicológicos que sustentam a possibilidade de se repensar o autismo como uma outra forma de ser para si e estar com o outro que indica desde a transição contemporânea de humanização até os limites da escuta e do cuidado com as condições particulares de ser autista. Nessa particularidade, introduz ao leitor o Projeto Olhar, que, na avaliação de bebês, a partir do Protocolo Preaut, contabilizou 4.745 atendimentos em três cidades do sul de Minas Gerais e suas microrregiões (Poços de Caldas, Três Pontas e Varginha). Desse estudo, uma indicação da importância de se pensar no caso a caso para compreender os riscos que se colocam em momentos de impasses na humanização; mas sem a pressa diagnóstica. Acerca das questões do autismo, apresentam-se debates, discussões e reflexões de profissionais que atuam no atendimento clínico e psiquiátrico de crianças diagnosticadas como autistas. Sobre a situação atual das crianças, problematizando o diagnóstico de crianças pandemizadas, tal discussão é essencial.

Sobre a autora
Roberta Ecleide possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo.
Atuou como professora convidada do Curso de Especialização em Psicopedagogia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Curso de Especialização em Teoria e Clínica Psicanalítica (Unifenas, Varginha), do Curso de Especialização em Psicanálise: teoria e clínica (PUC Minas Poços de Caldas), como docente e coordenadora do Curso de Especialização em Práticas e Políticas Públicas de Assistência Social.
É membro fundadora do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação (Nepe) e é consultora em escolas e serviços de Assistência Social. Supervisora clínico-institucional no Estado de Minas Gerais (Caps II, Caps AD, Capsi). Tem consultório particular, em que atua como psicanalista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente na psicanálise, gagueira, educação, infância e distúrbios da comunicação.
É autora das obras Cura à mineira e Tempo e presença na educação: ensaios e reflexões.

Leia Também

foto-artesanato

Incubadora Social oferece opções de presentes artesanais no Flipoços 2025

Poços de Caldas,MG - A Incubadora Social de Poços de Caldas está participando do 20º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços 2025. Os produtos artesanais da Incubadora são uma ótima opção de presente para os visitantes que…
foto-teatro-30-04-25

Espetáculo Melhor Idade lota teatro, emociona e diverte público

Poços de Caldas,MG - A solidão na velhice é o mote do espetáculo “A Melhor Idade”, do Coletivo Fanfarra, que emocionou diferentes públicos no último final de semana, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, e emocionou o…
foto-flipocos-30-04-25

Flipoços apresenta programação intensa ao longo de toda a semana

Poos de Caldas, MG - A 20ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços – teve início no último sábado (26) e segue até 04 de maio, apresentando alguns dos mais relevantes nomes da literatura, do…
Foto: Divulgação

Oficina de HQ encerra programação da Semana Estadual de Incentivo à Literatura em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Dentro da programação da V Semana Estadual de Incentivo à Literatura (SEIL), a Biblioteca Municipal Centenário sediou, no último sábado (26), uma oficina de histórias em quadrinhos (HQs), com o professor Iuri Biagioni e realização…
Foto: Divulgação

Projeto vai contar a história de escola de Poços de Caldas em filme documentário

Poços de Caldas, MG - O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do CAOEDUC, e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais vão realizar a partir do dia 5 de maio, na Escola Estadual Doutor João Eugênio…
Foto: Divulgação

Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais participa da programação do Flipoços 2025

Poços de Caldas, MG - O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Poços de Caldas, Leônidas Oliveira, lançou seu livro Arte, Cultura e Fé no Flipoços 2025, em evento no último domingo (27), dentro da programação extra do…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!