Essencial

Data da Publicação:

25/05/2022

É do professor, sociólogo e teórico da comunicação Paul Lazarsfeld, nascido na Áustria, a seguinte frase: “Queremos ver o que escutamos.” Foi Gutemberg quem nos proporcionou o mundo na forma de tipos móveis, possibilitando a visualização da palavra falada.
E surgiu a imprensa. Com a imprensa vieram os profissionais – mulheres e homens – jornalistas, que se preocupam em dar a notícia enquanto notícia. Citar o fato enquanto possa abrir caminhos, horizontes e orientação para o leitor/ouvinte no contexto no qual estamos todos inseridos.
Jornalistas são aqueles cujas qualidades revelam o profissional com discernimento para julgar os fatos com responsabilidade, independência e honestidade. Honesto para observar os acontecimentos e comunicá-los com isenção.
O jornalista informa e forma a opinião pública de maneira independente para que não se venda aos fatos mentirosos.
É responsável pelo que escreve e fala. Sua palavra atinge e alcança enorme área de influência na sociedade.
Por outro lado – e de suma importância – o jornal é um corpo e mente. O corpo é o papel que amanhã terá uma outra finalidade e a mente é o conteúdo e a mensagem. É a essência daquilo que vai permanecer.
Um jornal dura 24 horas ou até menos. Fatos novos concorrerão para novas notícias que são motivadas por nós mesmos, no nosso dia a dia através das nossas atitudes ou posições que assumimos ante a sociedade.
Seremos página de jornal tanto para uma crítica como para um elogio. Por conseguinte, devemos aceitar de cabeça erguida, com hombridade e dignidade quando se nos apontam os nossos defeitos e as nossas virtudes.
No dado momento em que assumimos uma função pública, devemos tomar atitudes de respeito como servidores públicos, uma vez que é do bolso do contribuinte que sai o dinheiro que paga os nossos salários.
Valores são valores, mas têm uma única fonte: o trabalho de todos os cidadãos que formam uma comunidade.
Enquanto entendermos isso, por certo estaremos cumprindo o nosso compromisso com a sociedade que nos escolheu, elegeu e nos colocou à frente dos destinos de uma cidade, de um estado e do país.
Com isso, não podemos nos esquecer que, rico ou pobre, quem paga a conta é o povo.

 

Hugo Pontes
Professor, poeta e jornalista

Leia Também

MEMÓRIA – A seleção de 1958 em Poços de Caldas

Hugo PONTES Pesquisa e texto           Esse texto é uma homenagem a todos aqueles que participaram  da grandiosa primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, e a consequente revelação de jogadores que ainda hoje estão na…

O preço da conformidade e as lições de Procusto

Gustavo Roberto Januario Procurador Federal 1. Considerações acerca da conformidade Conformidade é um termo que se refere ao ato de ajustar comportamentos, crenças e atitudes para corresponder às normas e expectativas de um grupo social ou da própria sociedade. Em…

Golpe do Amor

Veruska Matavelli Prata Maziero Psicóloga- CRP 04/79749 Instagram: @psiveruskamaziero   O “golpe do amor”, também conhecido como estelionato sentimental, é um esquema no qual golpistas manipulam emocionalmente suas vítimas para obter vantagens financeiras ou outros benefícios. Mulheres que caem nesse…

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!