vote_3

Recorde

Data da Publicação:

03/08/2022

Ainda não temos a definição de todos os candidatos a deputados de Poços de Caldas, mas podemos dizer que desta vez vai ser um recorde de concorrentes. O discurso de que é preciso ter um eleito da terra parece que empolgou vários nomes que se habilitaram em ser este tal representante. O outro lado destas candidaturas é que a democracia está mais viva do que nunca e dando oportunidades para todos, mas o resultado final pode ser aquele que não teremos votos suficientes para eleger um nome forte porque a divisão do eleitorado deverá ser grande, sem falar nos “candidatos Copa do Mundo”, que só aparecem por aqui de quatro em quatro anos. 

Qual o motivo de tantos candidatos postulando uma vaga estadual e federal? Primeiro motivo é a quantidade de partidos. Os partidos que não têm candidatos para presidente precisam pensar em cadeiras no Congresso para ter força política e continuar existindo. Segundo, quanto maior o número de candidatos mais chances os partidos têm de eleger seus figurões, porque a soma dos votos é que vale neste caso. Terceiro é o tal do fundão que financia as candidaturas com verba pública. Quando não existia este dinheiro o processo era muito mais complicado, sem recursos, sem nomes. Os partidos devem investir esta verba nos candidatos federais e os estaduais não receberiam verbas, mas teriam o apoio com dobradinhas regionais. Enfim, continuamos batendo na tecla que será muito candidato para pouco voto.

Leia Também

foto-trabalho-editorial-30-04-25

Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador, celebrado hoje, 1º de maio, é tradicionalmente uma data marcada por lutas, conquistas e reflexões sobre as condições de trabalho. No entanto, em tempos de profundas transformações nas relações laborais, a pergunta que se impõe é:…
foto-editorial-jovens-trabalho-29-04-2025

Jovem no trabalho

Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam uma transformação significativa no cenário do desemprego juvenil no Brasil. Nos últimos três meses de 2024, a taxa de desocupação entre jovens de 14 a 24 anos caiu para…
foto-violencia-escolas-editorial-28-04-25

Violência nas escolas

Os dados são alarmantes e exigem atenção imediata: a violência no ambiente escolar no Brasil mais do que triplicou em apenas uma década. De acordo com levantamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), os…
foto-educacao-26-04-25

Desigualdade no aprendizado

A análise do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) revela de forma contundente a profunda desigualdade educacional existente no Brasil. De acordo com o levantamento, realizado pela primeira vez no país em 2021 e divulgado em 2023, os estudantes…
foto-acelerado-editorial-24-04-2025

Ritmo acelerado

O primeiro trimestre de 2025 trouxe um sinal claro da vitalidade econômica e do espírito empreendedor em Minas Gerais: foram abertas 32.041 novas empresas, o equivalente a 356 por dia. O dado, divulgado pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg),…
foto-editorial-geracao-24-04-2025

Geração Z

A Geração Z, muitas vezes retratada por estereótipos ligados ao imediatismo e à hiperconexão, dá sinais claros de que merece ser compreendida por outros ângulos — especialmente quando o assunto é responsabilidade financeira e profissional. É o que aponta uma…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!