mudan_13

Mudanças

Data da Publicação:

12/08/2022

A semana que vem começa mais um período de propaganda política oficial para as eleições de 2022. Nas últimas eleições vimos uma série de mudanças na propaganda eleitoral e parece que este processo ainda deverá sofrer mais ainda com a vinda de novas tecnologias.   

A principal mudança que vimos nestes tempos foi a possibilidade do candidato falar diretamente como o eleitorado. Temos hoje uma via de mão dupla, porque da mesma maneira que ele pode falar com o eleitor ele também é obrigado a ouvir com retorno quase que imediato. Uma coisa que não mudou é que os meios de comunicação continuam tendo donos e valores e fazer chegar até o eleitor a informação pode depender muito do poder aplicado na veiculação. Os métodos antigos de propaganda eram tão difíceis de usar e tão caros quanto hoje. Um alívio para os candidatos é a entrada em cena do dinheiro público para o financiamento da campanha, mas mesmo este recurso é manipulado de acordo com interesses dos partidos. Ou seja, não mudou muita coisa, apenas o esquema mudando de mãos.

Leia Também

foto-editorial-jovens-trabalho-29-04-2025

Jovem no trabalho

Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam uma transformação significativa no cenário do desemprego juvenil no Brasil. Nos últimos três meses de 2024, a taxa de desocupação entre jovens de 14 a 24 anos caiu para…
foto-violencia-escolas-editorial-28-04-25

Violência nas escolas

Os dados são alarmantes e exigem atenção imediata: a violência no ambiente escolar no Brasil mais do que triplicou em apenas uma década. De acordo com levantamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), os…
foto-educacao-26-04-25

Desigualdade no aprendizado

A análise do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) revela de forma contundente a profunda desigualdade educacional existente no Brasil. De acordo com o levantamento, realizado pela primeira vez no país em 2021 e divulgado em 2023, os estudantes…
foto-acelerado-editorial-24-04-2025

Ritmo acelerado

O primeiro trimestre de 2025 trouxe um sinal claro da vitalidade econômica e do espírito empreendedor em Minas Gerais: foram abertas 32.041 novas empresas, o equivalente a 356 por dia. O dado, divulgado pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg),…
foto-editorial-geracao-24-04-2025

Geração Z

A Geração Z, muitas vezes retratada por estereótipos ligados ao imediatismo e à hiperconexão, dá sinais claros de que merece ser compreendida por outros ângulos — especialmente quando o assunto é responsabilidade financeira e profissional. É o que aponta uma…
foto-Ilustração-editorial

Redescobrindo o Brasil

O turismo doméstico segue em expansão e, ao que tudo indica, 2025 será mais um ano marcado pela valorização das experiências nacionais. De acordo com levantamento global da Booking.com, 58% dos viajantes brasileiros afirmam preferir viajar dentro do próprio país…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!