procon_13

Procon de Poços de Caldas realiza mais de 3.800 atendimentos em 2022

Data da Publicação:

13/09/2022

Poços de Caldas, MG – A legislação que defende as relações de consumo no Brasil, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, completou 32 anos este domingo (11). Reconhecido internacionalmente, o código estipula direitos básicos de suma importância na defesa e proteção dos consumidores, como o cuidado com a vida, a saúde e a segurança, a proteção contra a publicidade enganosa e cláusulas abusivas, acesso aos órgãos judiciários e administrativos para a prevenção aos danos materiais e morais, entre outros. 

A legislação busca o equilíbrio e a harmonização nas relações entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços, reconhecendo a vulnerabilidade do consumidor e a sua hipossuficiência. Neste cenário, os órgãos de proteção e defesa exercem papel fundamental em prol dessa harmonização com o objetivo de conciliar, informar e educar, exercendo a política nacional de consumo. 

O Procon de Poços tem realizado reuniões com fornecedores com intuito de orientá-los sobre a legislação, bem como eventual mudança de conduta que esteja em desacordo com a lei 8.078/1990. Já sobre aqueles que insistem no desrespeito aos consumidores, o Procon, como entidade fiscalizatória, tem agido com rigor, multando os maus fornecedores. 

Somente em 2022, foram registrados mais de 3.800 atendimentos. O órgão também tem conscientizado a população da cidade sobre os seus direitos e deveres por meio do Procon Educa, que distribui panfletos orientativos e cartilhas, acolhe denúncias e abre reclamações. 

Os atendimentos mais realizados são sobre assuntos financeiros, 41.10%; serviços essenciais, 24.06%; serviços privados, 15.67%; produtos 15.78%; saúde, 2.71% e por último, alimentos, 0.45%. 

Além disso tem realizado audiências de conciliação através de convênio firmado pelo Procon e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Poços de Caldas (Cejusc), a fim de promover a repactuação amigável das dívidas entre fornecedor e consumidor, garantindo o pagamento dos débitos existentes com a preservação do mínimo existencial, através da Lei do Superendividamento, que foi acrescida recentemente ao Código de Defesa do Consumidor, que conceitua superendividamento, como sendo “a impossibilidade manifesta de o consumidor pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial, nos termos da regulamentação”. 

“A data é muito importante e deve ser lembrada por todos, pois antes da legislação o consumidor não era protegido adequadamente. Hoje o cidadão bem informado sobre os seus direitos não será enganado e nem sofrerá prejuízos”, pondera o coordenador do Procon em exercício Lucas Flauzino.

Leia Também

Foto: Divulgação

Representantes da Prefeitura visitam Docol em Londrina e discutem expansão em Poços

Poços de Caldas, MG - Representantes da Prefeitura de Poços de Caldas, entre eles o prefeito Paulo Ney, o vice-prefeito Eduardo Januzzi e o secretário de Administração, Alexander Dannias, estiveram na semana passada na sede da Docol em Joinville (SC),…
Foto: Divulgação

Prefeitura convoca novos aprovados no concurso público

Poços de Caldas, MG - A Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura de Poços de Caldas divulgou, nesta terça-feira (29), a convocação de novos candidatos aprovados no Concurso Público 001/2023. Os convocados devem comparecer à Seção…
Foto: Divulgação

Sine de Poços oferece 81 vagas de emprego nesta segunda-feira

Poços de Caldas, MG - Quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho precisa ficar atento: o Sine de Poços de Caldas está com 81 vagas abertas em diversos setores nesta segunda-feira (28). Entre as principais ofertas estão: 14 vagas…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas apresenta Rota Vulcânica na Minas Travel Market 2025

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Turismo, marcou presença na segunda edição da Minas Travel Market (MTM) 2025, realizada na semana passada no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento reuniu…
Foto: Divulgação

Procon e IPEM-MG fiscalizam balanças no mercado municipal

Poços de Caldas, MG - Em uma ação conjunta, o PROCON Municipal e o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM) realizaram uma operação de fiscalização no Mercado Municipal de Poços de Caldas. O objetivo foi…
Foto: Divulgação

Painel do Sine: 80 vagas de emprego disponíveis em Poços de Caldas

Poços de Caldas,MG - Neste início de semana, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais apresenta mais de 13 mil 360 oportunidades disponíveis. Os dados foram divulgados pelo Painel de Informações do Sine, atualizado pela Secretaria de Estado…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!