eleiores_opi

Nós, eleitores

Data da Publicação:

28/09/2022

Hugo Pontes

Professor, poeta e jornalista

 

 

O eleitor é o objeto maior em todo e qualquer processo de escolha. Sem ele não existe candidato a coisa alguma.

Mesmo no regime ditatorial, em qualquer que seja o país, os cidadãos e cidadãs não deixam de escolher – entre os seus pares – um que vai desempenhar o papel de dirigente maior.

Nas democracias o povo é chamado para escolher os seus representantes; é chamado para dar a sua opinião sobre as mudanças que deseja e que afetam a organização social da qual é participante ativo.

Este é o regime da livre escolha. É próprio das sociedades civilizadas agirem dessa forma.

Não se imagina que seja possível passar pela cabeça de postulante a um cargo público eletivo não contar com o voto popular. Não é possível imaginar candidatos sem uma base eleitoral própria, sair por aí tentando apoio em bases que não lhes são simpáticas ou mesmo invadir espaços que não lhes são próprios. É puro delírio ou falta de ética.

Não é possível que um candidato eleito, depois da sua posse, dar as costas para aqueles que o apoiaram. Virar as costas àqueles que acreditaram na sua palavra é, em última análise, cavar o seu fim político.  O respeito ao eleitor é, sem a menor dúvida, o princípio básico de todo aquele que se pretende líder e representante de um povo, ou de um segmento da sociedade.

Esperamos que o nosso povo, tão chantageado através de promessas vãs, saiba avaliar com mais atenção o “canto” de cada candidato e possa escolher aquele, ou aquela que realmente pode, sem trair a confiança do eleitor, transmitir confiança, respeito e honestidade de propósito em seus discursos.

Vem aí mais uma eleição. As especulações estão no ar.  O eleitor precisa estar informado em relação às manobras e as vagas promessas vazias.

Leia Também

MEMÓRIA – A seleção de 1958 em Poços de Caldas

Hugo PONTES Pesquisa e texto           Esse texto é uma homenagem a todos aqueles que participaram  da grandiosa primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, e a consequente revelação de jogadores que ainda hoje estão na…

O preço da conformidade e as lições de Procusto

Gustavo Roberto Januario Procurador Federal 1. Considerações acerca da conformidade Conformidade é um termo que se refere ao ato de ajustar comportamentos, crenças e atitudes para corresponder às normas e expectativas de um grupo social ou da própria sociedade. Em…

Golpe do Amor

Veruska Matavelli Prata Maziero Psicóloga- CRP 04/79749 Instagram: @psiveruskamaziero   O “golpe do amor”, também conhecido como estelionato sentimental, é um esquema no qual golpistas manipulam emocionalmente suas vítimas para obter vantagens financeiras ou outros benefícios. Mulheres que caem nesse…

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!