piano_4

Pianista poços-caldense defende tese de doutorado no Rio de Janeiro

Data da Publicação:

03/10/2022

Poços de Caldas, MG – O pianista poços-caldense Flávio Augusto – um dos músicos mais premiados do país – defenderá sua tese de doutorado no próximo dia 31 de outubro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nessa mesma instituição, ele realizou e defendeu o seu mestrado no ano de 2008 – com uma pesquisa voltada à obra de câmara do compositor Francisco Braga. Para o doutorado, o pianista optou por continuar sua pesquisa nos trabalhos em música de câmara; porém, desta vez, falando sobre a importância dos “Recursos camerísticos para o desenvolvimento dos processos de formação do pianista”. Um trabalho que, segundo Flávio Augusto, vai além de uma realização pessoal e tenta demonstrar a importância da música de câmara na formação de qualquer músico-instrumentista. “A música de câmara sempre esteve presente na minha vida musical e, certamente, foi o maior divisor de águas de minha carreira’, afirma. Flávio Augusto é filho do também poços-caldense Durval Borges de Oliveira e da são-joanense Terezinha de Jesus Oliveira (in memoriam). Aos treze anos de idade já era apontado pela crítica especializada como um dos mais sólidos e talentosos pianistas do país. Acumulou 25 primeiros prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano e, em 1988, foi o primeiro brasileiro a conquistar o primeiro lugar do Concurso Internacional Villa-Lobos, realizado na Sala Cecília Meireles do Rio de Janeiro. Desde então, apresenta-se nas mais importantes salas de concerto do país; além de importantes teatros da América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, África e Oceania. Sua discografia atual compreende 16 CDs, 2 DVDs e gravações diversas realizadas para plataformas digitais – gravações solo e ao lado de grandes instrumentistas e cantores. Em 2004, passou em primeiro lugar no concurso público para musicopianista da Escola de Música da UFRJ onde também foi professor substituto de piano. Flávio Augusto é frequentemente convidado para lecionar nos mais importantes festivais de música do país, dentre eles, o “Festival Música nas Montanhas” de Poços de Caldas.

Leia Também

foto-peninha-flipocos-01-05-25

Eduardo Bueno, o Peninha, participa do Flipoços 2025 com irreverência e paixão pela história

Poços de Caldas, MG - O escritor, jornalista, editor e tradutor Eduardo Bueno — conhecido do grande público como Peninha — foi uma das atrações mais esperadas da programação do Flipoços 2025, em Poços de Caldas (MG). Antes de sua…
foto-hugo-flipocos-01-05-25

2ª Sessão – Mesa Literatura e Poesia – “Mapa da Poesia – Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Aconteceu nesta quarta-feira, dia 30, a 2ª Sessão – Mesa Literatura e Poesia – “Mapa da Poesia – Poços de Caldas” – Trata-se de uma coleção de livros para crianças e jovens, criada pelo escritor…
foto-samba-01-05-25

Primeira edição do Samba de São Jorge é sucesso no Cascatinha

Poços de Caldas, MG - No último domingo (27), a arena do Ginásio Moleque César, no Cascatinha, foi palco da 1ª edição do Samba de São Jorge, uma realização do Grupo Afoxé Herança Africana, que contou com o apoio da…
foto-santa-cruz-01-05-25

Dia de Santa Cruz abre a programação cultural da Festa de São Benedito

Poços de Caldas, MG- Primeira grande manifestação da programação cultural da Festa de São Benedito, o Dia de Santa Cruz é celebrado a 3 de maio. A cerimônia de abertura da Capela de Santa Cruz, nas imediações do Complexo Santa…
foto-exposicao-museu-01-05-25

Exposição “Percepção além do olhar” no Museu abre portas para os alunos da rede pública

Poços de Caldas, MG - O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebeu, entre os dias 22 e 25 de abril, os alunos de escolas municipais para visitação à exposição “Percepção além do olhar”, da artista plástica Adriana…
foto-festa-benedito-01-05-25

Tradição em Poços de Caldas, Festa de São Benedito começa nesta quinta-feira

Poços de Caldas, MG - Já está no fogo a calda de açúcar que ilumina de vermelho os olhos das crianças, encobrindo de muito amor as maçãs. Nos tachos, já tem coco branco e preto e até mesmo de outras…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!