urna_1

Divisão

Data da Publicação:

01/11/2022

O país amanheceu dividido nesta segunda-feira (31), depois da eleição de Lula para presidente neste domingo. Por uma margem apertada, Lula conseguiu, com a ajuda do Nordeste, uma vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro, que levou mais votos no Sul e Sudeste.

Uma polarização jamais vista antes no país marcou a eleição deste ano com muitas polêmicas e problemas durante as campanhas.

Lula deverá enfrentar dificuldades para governar porque a eleição de um Congresso mais centro-direita deverá pautar as discussões e os projetos. A habilidade de negociação do ex-presidente deverá ser colocada à prova para que seu governo tenha vida mais fácil no Legislativo. É aguardar para ver como será a reação dos novos congressistas. Dizem que neste caso a caneta do presidente fala alto e tem condições de virar o jogo.

Em Poços a aposta da população foi na reeleição de Jair Bolsonaro. Em Minas, tivemos um empate com a entrada de Zema na campanha. Zema terá que negociar como o novo governo porque não abriu mão do apoio ao presidente e arregaçou as mangas no segundo turno.

Quanto ao novo governo, Lula ficou devendo informações sobre seus planos. Isso tem deixado o mercado apreensivo e deve ficar assim até que o novo presidente coloque as cartas na mesa.

O governo Lula entra no seu terceiro mandato diferente dos outros. Dinheiro curto, guerra e dificuldades internacionais e com uma oposição forte que deverá comparar o tempo todo o seu governo com o atual, principalmente no setor financeiro, administração de estatais e envolvimento em corrupção. Lula tem que provar que pode fazer diferente.

Leia Também

foto-trabalho-editorial-30-04-25

Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador, celebrado hoje, 1º de maio, é tradicionalmente uma data marcada por lutas, conquistas e reflexões sobre as condições de trabalho. No entanto, em tempos de profundas transformações nas relações laborais, a pergunta que se impõe é:…
foto-editorial-jovens-trabalho-29-04-2025

Jovem no trabalho

Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam uma transformação significativa no cenário do desemprego juvenil no Brasil. Nos últimos três meses de 2024, a taxa de desocupação entre jovens de 14 a 24 anos caiu para…
foto-violencia-escolas-editorial-28-04-25

Violência nas escolas

Os dados são alarmantes e exigem atenção imediata: a violência no ambiente escolar no Brasil mais do que triplicou em apenas uma década. De acordo com levantamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), os…
foto-educacao-26-04-25

Desigualdade no aprendizado

A análise do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) revela de forma contundente a profunda desigualdade educacional existente no Brasil. De acordo com o levantamento, realizado pela primeira vez no país em 2021 e divulgado em 2023, os estudantes…
foto-acelerado-editorial-24-04-2025

Ritmo acelerado

O primeiro trimestre de 2025 trouxe um sinal claro da vitalidade econômica e do espírito empreendedor em Minas Gerais: foram abertas 32.041 novas empresas, o equivalente a 356 por dia. O dado, divulgado pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg),…
foto-editorial-geracao-24-04-2025

Geração Z

A Geração Z, muitas vezes retratada por estereótipos ligados ao imediatismo e à hiperconexão, dá sinais claros de que merece ser compreendida por outros ângulos — especialmente quando o assunto é responsabilidade financeira e profissional. É o que aponta uma…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!