Lançamento de livro marca centenário do colégio Sete de Setembro

Poços de Caldas, MG – Nesta sexta-feira (18), às 20h, será realizado um coquetel de lançamento do livro “Colégio Sete de Setembro – 100 anos de história”, do escritor Hélio Scalvi. O livro foi encomendado pela diretoria do colégio, que pertence à Loja Maçônica Estrela Caldense, e começa com a história de Poços no início do século XX. “É desenvolvida a história da família Bernardo e a fundação da Escola Sete de Setembro em 1922 pela professora Carolina Bernardo. No início dos anos 1930 assume a escola a professora Nicolina Bernardo, que marcou época no ensino em Poços até 1967, quando vendeu o educandário para um grupo de professoras. Em 1982, a Loja Maçônica Estrela Caldense adquiriu a Escola Sete de Setembro transformando-a em um educandário de excelência em Poços de Caldas e região”, conta o autor Hélio Scalvi, que também é geólogo.
Através de um intenso trabalho de pesquisa, o maçom Hélio Scalvi nos leva a conhecer os três ciclos distintos da administração deste educandário e os seus mais importantes acontecimentos.
Em 1982, quando assume a escola a Loja Maçônica Estrela Caldense, já com vasta experiência na área da educação, a sede é mudada e são feitos investimentos em instalações modernas, buscando principalmente a valorização do aluno, formando e preparando indivíduos para fazerem diferença. “Já são quarenta anos em que homens livres e de bons costumes se dedicam de forma voluntária na administração dessa valorosa instituição, seguindo firme rumo ao futuro com um legado de qualidade, trabalho e dedicação ao ensino, acreditando que através da preparação de nossos jovens poderemos continuar nossa busca por um futuro melhor. O livro leva a conhecer parte importante da educação na cidade de Poços de Caldas e região e, com certeza, reviver, com emoção, parte da história de muitos de nós poços-caldenses”, finaliza Scalvi.

O autor
Hélio Scalvi possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (1976) e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMinas (2003). Geólogo das Indústrias Nucleares do Brasil S/A durante 29 anos, foi gerente da mina de urânio do Planalto de Poços de Caldas e responsável pelo início dos trabalhos de descomissionamento daquela unidade. Foi representante do Brasil nas reuniões dos países produtores de urânio entre 1995 e 2001, estando na França, África do Sul, Namíbia, Inglaterra, Portugal, Espanha, Brasil, Alemanha e Áustria. Foi professor da PucMinas, campus Poços de Caldas, onde desenvolvia o tema “Recuperação de Áreas Degradadas” no MBA de Gestão Ambiental. Foi também professor de Direito Ambiental na Unifenas, campus Poços de Caldas. Atualmente é diretor da HASA Consultoria Geológica, Ambiental e Jurídica.

Serviço
Lançamento do livro “Colégio Sete de Setembro – 100 anos de história”
De Hélio Scalvi
Dia 18 de fevereiro, às 20h
Quadra do Colégio Sete de Setembro
Rua Ceará, 321