Flipoços terá fim de semana com ampla agenda de atividades
Poços de Caldas, MG – A cidade está sediando mais uma edição de um dos mais respeitados encontros literários do país. Com reconhecimento no exterior pelo fomento à literatura de língua portuguesa, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços Virtual 2022 – tem como objetivo ampliar fronteiras, oferecendo a possibilidade de participação do público de qualquer parte do mundo a uma programação cultural intensa, que traz grandes autores e ainda incentiva a produção literária independente. Com isso, além de uma vasta agenda destinada ao público adulto, a programação privilegia também o infantil, com diversas ações. Para esse final de semana, muitas são as opções aos amantes da literatura e dos livros. O acesso a agenda é gratuito e ocorre em formato híbrido – com transmissão simultânea através da plataforma www.flipocos.com – e a presença de público mediante o agendamento de lugares.
Sala Minas
Sábado – 10h às 11h – Mesa “Encontrão com os Escritores Poços-caldenses” com os convidados Mauricio Castro, Guilherme Chagas, Janaina Chama, Kaká D’Arcádia, Tânia Mara, Jussara Marrichi, Tadeu Rodrigues e Guilherme Teixeira. Mediadora Gisele Ferreira. Participe ao vivo dessa atividade no Theatro do Palace Casino.
14h às 15h – Mesa “Literatura para crianças e jovens – olhares plurais” encontro com os escritores Henrique Rodrigues, Julio Emilio Braz, Marcelo Moutinho, Simone Magno. Mediadora Simone Monteiro. Oferecimento Oficina Raquel.
16h as 17h – Mesa “Da literatura para o audiovisual, com Carina Rissi, uma das autoras mais consagradas do Brasil de literatura juvenil. Mediação Lucas Reis. Oferecimento Editora Record.
18h às 19h – Mesa Assírio & Alvim Brasil lança “Asas sobre Nós” poema de Thales Guaracy sobre a geração da liberdade. Mediadora Gisele Ferreira.
Domingo – 10h às 11h – Mesa “A Cultura Nerd sob a ótica de uma das suas maiores vozes” com Érico Borgo. Mediação Daniel Lameira. Oferecimento Editora Sextante.
14h às 15h – Exibição do Teatrinho de Fantoches “Os fantoches invadem as casas”. Oferecimento Projeto Ideia Fixa.
16h às 17h – Mesa “Romances através do tempo e a atemporalidade do amor” com Daniel Dória, Lucas Zavarelli, Samara Silva. Mediadora Sandra Heck. Em tempos tão conturbados, falar de romance é algo acalentador. Venha. Oferecimento Brazil Publishing.
18h às 19h – Mesa “A escravidão na poesia brasileira – Do século XVII ao XXI” com Alexei Bueno. O Livro recém lançado é a única antologia feita até hoje tendo como tema a escravidão. Cobrindo quase três séculos e meio de poesia, reúne cerca de 80 poetas e mais de 200 poemas, alguns deles esquecidos e outros nunca publicados em livro. Conversa com o autor o professor e ensaísta Iacyr Anderson de Freitas. Oferecimento Editora Record.
Sala Gerais
Sábado – 10h às 11h – Mesa “Mediação de leitura: a importância de quem faz o meio de campo na formação leitora” com Caterina Rino, Clau Ferreira. Mediadora Cláudia Marczak. Bate-papo a partir da leitura do livro Peloteiro, de Thiago Cassis e Gustavo Cristóófaro. Oferecimento Editora Rota Imaginária.
11h30 às 12h30 – Exibição da Peça “As duas bonecas azuis”. O espetáculo infantil, produzido a partir do livro homônimo de Janine Rodrigues, conta a história de Labele, uma menina muito esperta, criativa e desconfiada. Oferecimento Piraporiando.
14h às 15h – Mesa “Vigotski incógnito: literatura, teatro, dança e artes plásticas” (baseado no livro “Liev S. Vigotski: escritos sobre arte). Um dos fundadores da psicologia histórico-cultural, o soviético Liev Semiónovitch Vigotski tem seus textos sobre arte reunidos e traduzidos pela primeira vez no Brasil. O livro é resultado de um trabalho desenvolvido ao longo de uma década pela pesquisadora vigotskiana e tradutora brasileira Priscila Marques que conversa com Gisele Toassa e o editor João Correia Filho.
Domingo – 10h às 11h – Ciclo Território Literário Sul-mineiro – Mesa “Literatura em Prosa e Verso: o processo de criação literária” com Elisabeth Rennó – Mesa “Literatura Infantil e Juvenil: o processo de criação literária” com Guiomar Paiva, Regina Rennó, Sandra Rodrigues e Marco Túlio Costa. Mediadora Larissa Oliveira. Oferecimento Polígono Sul Mineiro do Livro.
14h às 15h — Mesa “Viver é a coisa mais rara do mundo” com João Melo, Hortência Melo, Kau Bonnett. Mediação Winnie Pereira. Todos nós queremos ser felizes, mas qual é a chave para se viver bem? Para uns, parece simples e automático, mas quando somos convidados a protagonizar nossa história, precisamos nos esforçar muito. Nesta conversa entre autores, vamos discutir como é possível dominar a admirável arte que é a vida. Oferecimento Editora Madreperóla.
16h às 17h – Mesa “Estratégias de ensino de língua portuguesa e tecnologias digitais” com Maria Teresa Vilardo de Abreu Tedesco, Higor Pifano, Hilma Ribeiro. Mediação Eliane Benício. Oferecimento Editora Colli Books.
18h às 19h – Ciclo Território Literário Sul-mineiro – Mesa “Literatura em Prosa e Verso: o processo de criação literária” com Elisabeth Rennó – Mesa “Literatura Escrita por Mulheres: o processo de criação literária” com Dalila Cruvinel, Dôra Borges, Luciane Madrid Cesar e Barbara Mançanares. Mediadora Bete Brockelmann. Oferecimento Polígono Sul mineiro do Livro
Uma conversa sobre o novo livro recém-lançado de Ruth, Guia prático antimachismo (para pessoas de todos os gêneros). Oferecimento Editora Sextante.
18h às 19h – Ciclo Território Literário Sul-mineiro – Mesa “Literatura em Prosa e Verso: o processo de criação literária” com Elisabeth Rennó, Caio Maciel, Eloésio Paulo e Ninil Gonçalves. Mediadora Soloni C. Viana. Oferecimento Polígono Sul Mineiro do Livro.