regi_28

Dra. Regina cobra novamente o Executivo sobre a “indústria de multas de trânsito”

Data da Publicação:

27/05/2022

Poços de Caldas, MG – Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de terça-feira (24), a vereadora Dra. Regina apresentou um pedido de informações ao Executivo solicitando informações a respeito das multas de trânsito aplicadas aos motoristas na cidade. No requerimento, ela faz uma série de considerações, entre elas a de que a Constituição Federal garante ao cidadão a ampla defesa, incluindo recorrer de multas de trânsito, que podem ter sido aplicadas de forma injusta. E ressalta que antes de efetuar o pagamento da penalidade, o condutor dispõe de um prazo para envio de recurso. Chama a atenção também para o fato de que caso tenha efetuado o pagamento, ainda assim é possível protocolar este recurso desde que sejam respeitados os prazos concedidos pelos órgãos de trânsito competentes.
“Com a realização da audiência pública neste mês ainda não ficou claro o instrumento utilizado pelos agentes, que parece ser apenas pelo olhar, o que pode induzi-los a falhas, permanecendo a palavra do agente contra a do cidadão, o que não é o ideal”, alertou a vereadora em uma de suas falas durante a discussão do tema.
Dra. Regina também solicita um relatório completo com o número de multas aplicadas nos anos de 2020 até o mês de maio de 2022 com a especificação de quais foram os tipos de infrações, o valor arrecadado anualmente, quantos recursos foram apresentados, quantos acatados, quais os critérios utilizados e outras questões relativas às Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jari).

Contratos da Saúde
Durante a Sessão Ordinária, foi motivo de discussão o pedido de prorrogação de prazo para responder a um requerimento da vereadora Dra. Regina, também assinado por Douglas Souza, Luzia Martins e Roberto dos Santos, sobre os ajustes firmados pela Secretaria de Saúde com entidades privadas para contratação de profissionais da saúde, com recursos do SUS.
Dra. Regina considerou que o requerimento pedia vários documentos e informações, mas que se preocupava com a questão da prorrogação de prazo, já que a resposta poderia ajudar os trabalhos da CPI. Colocado em votação, o pedido de prorrogação foi rejeitado por 9 votos a 4. A parlamentar frisou que a transparência na gestão pública possibilita a fiscalização da Câmara, da sociedade, além de estender a participação popular na tomada de decisões. Sem contar o aspecto ético e legal sobre compartilhar dados públicos com a sociedade, administrar o poder público de forma transparente se mostra também uma atitude estratégica.

Leia Também

foto-audiencia-terras-raras-29-04-25

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…
Foto: Divulgação

Câmara promove audiência pública sobre Programa de Regularização Fiscal

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, no dia 30 de abril de 2025, quarta-feira, às 15h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Executivo n. 01/2025, que institui o Programa de…
Foto: Divulgação

Vereador Douglas Dofu visita Parque Tecnológico e discute ações de inovação no município

Poços de Caldas, MG - O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu (União), visitou o Parque Tecnológico Cidade da Inovação, nesta semana. Ele esteve com o presidente do Conselho Técnico-Científico e também diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência…
Foto: Divulgação

Ausência de profissionais de educação inclusiva em escolas municipais preocupa vereador Paulista

Poços de Caldas, MG - Na última reunião ordinária da Câmara, foi aprovado um Requerimento do vereador Wellington Paulista (PSDB) solicitando informações da Prefeitura sobre a ausência de auxiliares de educação inclusiva na rede municipal de ensino, em especial na…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Tiago Mafra questiona Prefeitura sobre relatório de transição da Controladoria

Poços de Caldas, MG - Um requerimento de autoria do vereador Tiago Mafra (PT), nº 1156/2025, foi aprovado em Plenário na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na última terça-feira, 22. O documento solicita à Prefeitura de Poços de Caldas respostas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!