Em junho a bandeira tarifária da conta de luz vai continuar verde

Brasília, DF – A bandeira acionada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (27) para o mês de junho é verde para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional – a malha de transmissão de energia que cobre quase todo o território brasileiro. Com a bandeira verde, que indica condições favoráveis de geração de energia, não há complemento de cobrança na tarifa.
motivo da bandeira verde não foi informado pela Agência, mas a tendência positiva de chuvas nas regiões onde se localizam os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional favorecem as condições de geração de energia. Esta é a segunda bandeira verde anunciada para todos os consumidores desde o fim do período de escassez hídrica, que vigorou entre setembro de 2021 e abril deste ano.
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada.
O funcionamento das bandeiras tarifárias tem três cores: verde, amarela ou vermelha nos patamares 1 e 2 que indicam se a energia custará mais ou mais barata para o consumidor em função das condições de geração.
Para os consumidores beneficiários da tarifa social, a bandeira tarifária está verde desde dezembro de 2021.