“É urgente aumentar a vacinação e o uso de máscara”, diz o Boletim IndCovid

Poços de Caldas, MG – De acordo com os pesquisadores que divulgam o Boletim IndCovid (30 de maio), da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), a mortalidade por covid-19 voltou a crescer. Na região sul de Minas, há uma semana, a média móvel de mortes já é maior que a média diária de um óbito em dezembro de 2021. Esse valor dobrou desde o dia 25 e hoje é aproximadamente três vezes maior. “Esses números poderão piorar, considerando a incidência crescente, o descuido na comunicação e registro de dados sobre a pandemia e a praticamente estagnação da cobertura vacinal. É preciso um esforço conjugado de meios de comunicação e governos para informar e alertar a população com dados atualizados e incentivos à vacinação e à volta do uso de máscaras em locais fechados. Ainda viveremos o período de inverno em que aumentam as doenças respiratórias entre pessoas idosas e crianças e não podemos deixar essa situação se agravar com o efeito da covid-19. É urgente aumentar a vacinação e diminuir a circulação do vírus para a proteção de todos e especialmente dos mais vulneráveis, que são as crianças menores de 5 anos, para quem nem vacina está prevista ainda, pessoas com doença crônica e as com problemas de sistema imunológico e mais idosas, que respondem de modo mais fraco ao efeito protetor da vacina”. assinalam os pesquisadores que analisam os indicadores.

Sul de Minas
Segundo o Boletim da Unifal, houve crescimento de novos casos em todas as Regionais de Saúde do sul de Minas, com aumento por 32 dias consecutivos, mostrando média móvel de 1.025 (anterior = 575). Novas internações estão sem registro pela Secretaria Estadual de Saúde (SESMG). Novos óbitos em queda apenas a regional de Passos; a de Pouso Alegre tem crescimento e também nas de Alfenas e Varginha, com média móvel de 2,7 (anterior = 0,3).

Municípios
Nos 10 municípios mais populosos do sul de Minas, apenas Varginha apresentou estabilidade de novos casos. Todos os outros municípios com tendência de crescimento ou aumento. Novas internações sem registro pela SES-MG. Em novos óbitos, Passos apresentou queda. Lavras, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas não registraram mortes junto à SES-MG. Aumento da média móvel em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha e Itajubá.
Nos municípios com campus da Unifal-MG, na última semana epidemiológica, Poços de Caldas apresentou a maior taxa de incidência diária na semana, com 50,9 novos casos por 100.000 habitantes (anterior = 0,0), seguida de Alfenas com 25,2 (anterior = 20,9) e Varginha com 18,0 (anterior = 26,7). Houve crescimento do indicador em Poços de Caldas e Alfenas.