“Foi fascinante conhecer um jornal impresso”: alunos do Poliedro visitam o Mantiqueira

Poços de Caldas, MG – DA REDAÇÃO  – Na manhã desta quarta-feira (17), um grupo do oitavo ano do Centro Educacional Inovação Poliedro Poços visitou as instalações do jornal Mantiqueira e conheceu um pouco da produção do periódico impresso em atividade mais antigo de Poços de Caldas. Durante a visita eles ficaram sabendo de todo o procedimento, que começa com os repórteres buscando pautas para as matérias, depois a diagramação e todo o processo gráfico.  Os alunos estavam acompanhados pelo professor de geografia Henrique Mendes Júnior. Ele explicou que a visita ao Mantiqueira faz parte de um projeto institucional do colégio referente aos 150 anos de Poços de Caldas. “Viemos com o oitavo ano para eles conhecerem todo o processo de como é feito um jornal impresso. Gostamos muito de tudo que vimos e agradecemos a toda equipe do Mantiqueira que nos recebeu muito bem“, disse o professor. “O pessoal tinha várias dúvidas que foram esclarecidas e, agora, a partir desta visita, eles vão ter uma nova visão desta profissão tão nobre que é o jornalismo e do jornal impresso”, completou o professor.

Durante a visita os alunos foram recebidos por Paulo Vitor de Campos e Luciano Santos, que contaram um pouco da história do Mantiqueira. Atenciosos, os estudantes anotaram tudo e fizeram questionamentos sobre diversos temas. Queriam saber como um jornal impresso ainda sobrevive nos dias de hoje com as redes sociais cada vez mais atuantes. “Explicamos que apesar de todas as dificuldades temos uma equipe comprometida com a notícia e que busca confirmação de tudo que é noticiado, diferente das redes sociais que muitas vezes não se comprometem com a verdade”, disse Luciano Santos. Eles ficaram impressionados com a idade do jornal, fundado em 1974. Uma das perguntas era sobre como eram feitas as notícias nesta época. “Entrei no jornal no final de 1987, início de 1988, e um dos meninos me perguntou como era a internet nesta época. Expliquei para ele que era uma época em que a internet ainda não existia e por isso era preciso estar presente na notícia para saber o que estava acontecendo. As pesquisas eram feitas através de livros nas bibliotecas. O encantamento e a surpresa foram geral”, disse Paulo Vitor de Campos.

Lorenzo Costa foi um dos alunos que mais questionou o processo de como o jornal é feito e foi embora elogiando o que viu. “Foi tudo muito diferente o que vimos no Mantiqueira, nossa geração não está acostumada com isso. Às vezes a gente vê alguém mais velho lendo alguma coisa, hoje em dia a gente usa muito o telefone, mas conhecer o jornal impresso, ver todo o processo, foi maravilhoso, diferente, e me surpreendeu bastante este trabalho. Foi bem legal e achei muito fascinante conhecer sobre como é feito. Uma coisa que a gente não tinha ideia”, disse Lorenzo.