Cidep brilhante

Minoria  

Mulheres e negros continuam sub-representados entre os candidatos a governador dos 27 Estados da União, segundo o TSE. São 223 postulantes a uma cadeira no Executivo estadual, um aumento de 14% em relação a 2018 (196). As mulheres são maioria do eleitorado, 52,6%. No entanto, em 2022, serão apenas 38 candidatas, ou 17%, disputando os governos estaduais. Um tímido avanço em relação a 2018.  

 

  **

 

Mulheres

Os partidos de esquerda serão responsáveis pela candidatura a governadora de 20 mulheres, 55% do total. Psol sai na frente, com oito. Dos 32 partidos que disputarão as eleições deste ano, 14 não terão candidaturas femininas na corrida pelos governos estaduais.   

 

 **

 

Negros   

Entre os 223 candidatos, apenas 25 (11%) são pretos e 59 (26%) pardos. A soma dos dois, 37%, não se aproxima dos 54,7% de negros (categoria que reúne pretos e pardos) da população brasileira, segundo o IBGE. Dois Estados sequer terão candidatos negros para governador, São Paulo e Santa Catarina. Em sentido inverso, em Sergipe, das nove candidaturas, seis são negras. Na Paraíba, Maranhão, Distrito Federal e Acre serão cinco pardos ou pretos.  

 

 **

 

Indígenas  

Dois indígenas participarão das eleições para governador: Israel Tuyuka (Psol), candidato ao governo do Amazonas, e Jerônimo Rodrigues (PT), que disputará o Palácio de Ondina, na Bahia. Ambos participam pela primeira vez de um processo eleitoral.  

 

 **

 

Presidente   

O atual presidente da Caldense Rovilson Ribeiro será candidato à reeleição no próximo dia 7 de setembro. Até lá é esperada uma definição sobre o futuro do futebol profissional do clube. Um grupo de fora está interessado em assumir o comando, mas até agora nada foi confirmado.  

 

 **

 

Deuses   

As redes sociais são capazes de produzir deuses da verdade. Ali se encontram soluções para tudo. Basta perder algum tempo em alguns grupinhos para encontrar justiceiros, moralistas, donos da verdade e salvadores da pátria. Verdadeiros seres perfeitos.

 

 **

 

Cidep 

O trabalho realizado pelo Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (CIDEP) em Poços de Caldas é digno de todos elogios. Profissionais como Eraldo Sandi, Bruno Santos, Leonardo Souza e toda equipe  fazem a diferença na cidade e isto se reflete em resultados dentro e fora do esporte paralímpico. A foto estampada na capa do Mantiqueira esta semana com o professor Bruno e o aluno Ruan comemorando resultado em Brasília ilustra bem o quanto a parceria é maravilhosa. Lindo trabalho.