Tempo seco provoca maior atendimento de síndrome gripal em crianças

Poços de Caldas, MG – A Secretaria de Saúde informou que a quantidade de atendimentos de crianças com sintomas de síndromes gripais aumentou nos últimos dias devido à oscilação de temperatura e por conta do tempo seco neste período de inverno. 

Os números da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mostram a evolução dos atendimentos durante o mês de agosto. Na segunda semana deste mês foram registrados 886 atendimentos. Já na semana seguinte, foram 897. Durante a última semana do mês, foram 1.270. E de 1 a 7 de setembro foram atendidas 1.416 crianças. 

O médico e coordenador médico da UPA José Carlos Pizarro explicou o aumento de atendimentos neste período. “O aumento do fluxo de pediatria nas duas últimas semanas foi atípico e totalmente inesperado, mesmo se considerando a época do ano. Usualmente no inverno temos um acréscimo de em torno de 30% nos atendimentos de crianças. A possível explicação para um aumento tão exagerado de doenças, sobretudo respiratórias, em pediatria pode ser um inverno particularmente seco. A tendência, com a chegada da primavera e a continuidade das aulas, é de diminuição progressiva nas doenças agudas da infância.” 

Apesar do aumento significativo de atendimentos, a Secretaria de Saúde remanejou médicos para manter a normalidade e reduzir filas, como explicou o secretário de Saúde Carlos Mosconi. “A Secretaria de Saúde tem remanejado médicos e os atendimentos estão acontecendo dentro da normalidade. Os casos atendidos são leves e estamos acompanhando as demandas que chegam.” 

Atualmente, a UPA conta com três pediatras. Já o Hospital Margarita Morales possui dois médicos plantonistas para atendimento de síndromes gripais e outros dois para atendimento clínico. 

A Secretaria destaca ainda que não tem registrado casos de covid-19 entre as crianças.