Fontanários passam por reformas e melhorias
Poços de Caldas, MG – Os 21 fontanários que oferecem águas minerais, sulfurosas ou potáveis estão passando por melhorias e recuperações, propostas pela Comissão Organizadora dos 150 anos de Poços, a serem completados no próximo dia 6 de novembro.
“Este é um projeto que está envolvendo diversas Secretarias Municipais, sob a coordenação do DMAE. A ideia é homenagear Poços de Caldas restaurando seus fontanários, expondo toda a beleza e também a qualidade das águas”, ressalta Paulo Ney de Castro Jr, presidente da comissão.
O trabalho de recuperação teve início pela Fonte do Monjolinho, reinaugurada em março deste ano, após completa restauração. Já no mês de julho, foi a vez da Fonte das Rosas, Fonte dos Amores e também da Fonte Luminosa, que teve seu mecanismo de jatos de água recuperados e também a iluminação, acionada conforme vão se alternando os jatos, num espetáculo único de um verdadeiro balé das águas. A Fonte dos Amores também passou por limpeza e reparos pontuais.
Outros fontanários de água potável cujas obras já foram concluídas: Santa Terezinha, Leãozinho, Ipê, Santa Rosália, Parquinho Vila Nova, Biajo Varalo, Martinico Prado, Sebastião Trindade, Teresina Rocchi. As intervenções nos fontanários José de Jacó (em frente à prefeitura) e também na rua Cambará estão em andamento. Ainda os logradouros José Francisco da Silva, fontanário do Mercado, Fontanário Filtro e Iolanda serão iniciados em breve.
Também as fontes luminosas da praça dos macacos, das Rosas, o Complexo Aquático Vereador Eduardo de Paiva (Câmara) e a Fonte Luminosa já foram recuperados. Outras fontes que passarão por reformas serão as da praça do Museu, da Rodoviária, da praça dos Imigrantes, da praça da Vila Cruz, os chafarizes do Parque José Affonso Junqueira, além do fontanário de água potável próximo à estação do teleférico