Indígena é soterrado durante perfuração de cisterna em aldeia de Caldas

Caldas, MG – Um indígena da aldeia Kiriri, zona rural do município, foi soterrado durante a escavação de uma cisterna. Membros da aldeia prestaram socorro à vítima que acabou sendo retirada do poço antes da chegada das equipes dos bombeiros e Samu.

De acordo com a assessoria de imprensa da 1ª Cia Independente de Bombeiros Militar, ontem (8), por volta das 12h, a sala de operações recebeu um pedido de ajuda para uma ocorrência de soterramento na aldeia indígena. Segundo informações, o poço onde estava a vítima tinha aproximadamente quatro metros de profundidade e estava sem presença de água.

De imediato os militares iniciaram o deslocamento por terra e foi acionada a aeronave Arcanjo 08 do Corpo de Bombeiros, devido à distância e também à provável necessidade do médico no local.

Chegando na aldeia, os militares depararam com a vítima fora da cisterna, consciente e orientada, já imobilizada e sendo conduzida para a ambulância do Samu, que se fazia presente no local.

Logo em seguida, a aeronave do Corpo de Bombeiros pousou na aldeia e o médico avaliou o estado da vítima autorizando a remoção da mesma pelo Samu para o Pronto Socorro da cidade.

Segundo relatos de testemunhas, durante os trabalhos de perfuração parte da lateral da cisterna cedeu, vindo a soterrar parcialmente a vítima, um homem de 39 anos, que no momento do fato apresentava dificuldades de respirar devido ao acúmulo de terra. Os outros moradores da aldeia de imediato iniciaram os trabalhos de resgate, retirando a vítima do poço, estando ela consciente e orientada, sem suspeita de fraturas ou ferimentos. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) acompanhou toda a ocorrência.