Trabalho

Este 2022 pode ser o ano do trabalho. Em outubro, o Brasil criou 159.454 novos postos de trabalho, de acordo com dados do Caged. No mês, foram registradas 1.789.462 admissões e 1.630.008 desligamentos de empregos com carteira assinada. No acumulado deste ano, o saldo é de 2.320.252 novos trabalhadores no mercado formal. O fim de ano gera grande expectativa devido ao aquecimento no comércio e a geração de novas oportunidades.

Com a pandemia, a economia entrou em colapso e os empregos também. Passado o período mais crítico da doença, a economia voltou a respirar e o país está com saldo positivo na geração de empregos, com queda considerável no número de desempregados e pode fechar o ano com boas perspectivas de crescimento.

O novo governo receberá o país com número positivo de carteira assinada e terá o desafio de manter o nível ou elevar as contratações. Mas tudo isso vai depender de como os rumos da economia vão seguir. A notícia de nomeação de um ministro da economia mais político tem deixado o mercado apreensivo. Mercado com medo significa redução de investimento no curto prazo.