Secult busca viabilizar captação de recursos a projetos de Incentivo à Cultura

Poços de Caldas, MG – Sabe o que as crianças atendidas pelo Lar criança Feliz e os idosos do Serviço de Obras Sociais têm em comum? Empresas locais que entenderam a relevância e os benefícios de ser um incentivador cultural e transformam projetos de Incentivo à Cultura dos artistas e produtores locais em realidade para a população de Poços de Caldas.
Todas as empresas contribuintes do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), não optantes pelo Simples Nacional e que estejam em situação regular junto à Prefeitura podem patrocinar projetos culturais. O incentivo não altera o valor a pagar ou a restituição do imposto da empresa, apenas direciona parte do imposto para o projeto escolhido, contribuindo para a cultura e promovendo o desenvolvimento da cidadania.
Para facilitar o encontro entre os empreendedores culturais e as empresas instaladas na cidade, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura está empenhada em viabilizar a captação de recursos dos projetos de Incentivo à Cultura com certificados de aprovação para 2023 junto a empresas locais.
Dando prosseguimento à iniciativa “Investir em Cultura é um bom negócio”, lançada em 2021, a Secult segue atuando junto ao empresariado local, fazendo a interface com os empreendedores culturais. Neste ano, além das informações básicas sobre o funcionamento, na prática, do mecanismo de Incentivo à Cultura e os motivos para que a empresa se torne uma incentivadora cultural, o material de divulgação disponibilizado foi atualizado com a listagem dos 169 projetos aprovados, divididos por linguagem artística: música, artes cênicas, audiovisual, artes visuais, artes integradas, preservação e restauração do patrimônio cultural, literatura e pesquisa e documentação.
A identidade visual também foi modernizada para incentivar o acesso. “Produzimos um material que funciona como uma ferramenta facilitadora para as empresas no momento da escolha de qual projeto apoiar. No documento, constam todas as informações sobre como o funciona o mecanismo de Incentivo à Cultura, os benefícios que a empresa tem para incentivar, os valores que ela pode destinar para os projetos culturais, além dos projetos divididos por áreas, com nome, proponente, contato, resumo e valor solicitado. O material foi produzido com uma linguagem moderna, com cores vivas, para chamar a atenção e facilitar o acesso e a leitura”, explica Lavínia Du Valle, da Secretaria Municipal de Cultura.
Além do envio do material eletrônico, a equipe também faz contato telefônico com representantes dos departamentos de marketing e comunicação das empresas locais, visando sensibilizar para a relevância de ser uma incentivadora cultural. “A empresa pode escolher, entre os projetos culturais aprovados pela Secult, aquele cujos propósitos estejam em consonância com a missão de seu negócio, que seja direcionado ao seu público de interesse, que abranja a região que se deseja atingir ou que desenvolva atividades de excelência às quais gostaria de vincular sua imagem institucional”, ressalta a diretora de Políticas Culturais da Secult, Marianna Gonçalves de Carvalho.

 

Resultados
Pela primeira vez, já há captação de recursos no mês de janeiro. Tradicionalmente, a grande maioria dos desembolsos tinha início em março do ano corrente. Até o momento, 25 projetos de Incentivo à Cultura já estão com captação ativa junto a 10 empresas locais amigas da Cultura:
Foto Síntese: O caminho dos Olhos Associação Instituto Benetti – IBIS
Viola & Acordeon – Música na ExpoArte – Anderson Martins e Silva – IBIS
Pop Regional Daniela Fátima Bernardes Moreira Silva – IBIS
Projeto iúna: Canto para Todos os Cantos – Diego Belchior de Ávila – IBIS
Mununu apresenta Galanga – Antonio Rafael de Lima Andrade – IBIS
Araçá Quarteto – choros autorais – Jorge Roberto Viviani Júnior – Etapa
Guaimbê: 2⁰ EP Autoral – Leonardo Aleixo Brasileiro Borges – CIM RM
Arte e Capoeira – Eduardo Ferreira Sena – Recapoços
Chico Rei 50 anos – publicação em dois volumes – Maria José de Souza – W.M Turismo
3,2,1, gravando: áudio simplificado no dia a dia – Alan Wagner Gonçalves – Alcace
Olhos sobre tela – Cinthya Rodrigues Gonçalves – Alcace
Arte Capoeira – Edson Aparecido Pinto – Recapoços
Rock & Café – Tércio Pereira Barbosa Filho – Rehelp
Segurança também se faz com música/Música na Comunidade – Polícia Militar do Estado de Minas Gerais – Carlton
Ressignificando a Vida Pela Arte e Movimento – Guilherme Alves Pereira – Golden Park
Mini Biblioteca Móvel – Guilherme Eduardo Teixeira – Carlton
4&Jazz – Fernando Silva Moreira – Unimed
Dança de Rua Power Dance Igor Christiano Reis – Unimed
Fazer Manual – Ateliê Amor de Arte Convida Deise Carrijo Miranda Rodrigues – Unimed
Instrumental no Parque – Carlos Eduardo Sueitt – Unimed
InterAção: Expressão Corporal Integrada – Cássia Alves de Moraes Viti – Unimed
“Música e Criança Feliz – um projeto de vida” – Andrea Turato – Unimed
Bateu tremeu: Na Batida Cultural do Criança Feliz – Associação Criança Feliz – Unimed
BrinCanto: Coral Lúdico na Escola – Nathália Cristine Plachi Dias – Unimed
Música no quintal do Ziriguidum – Dalmoni Lydijusse – Palace Hotel