Fiscalização em Vans garante mais segurança na cidade

Poços de Caldas, MG – Prefeitura de Poços de Caldas, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), em parceria com Guarda Civil Municipal e Policia Militar, iniciaram o período de fiscalização de veículos escolares.
Em duas semanas 50 veículos foram fiscalizados, dos quais 9 escolares e 10 fretados foram autuados. Resultando em um número de 17 veículos que foram levados ao pátio credenciado no município.
Segundo o Departamento de Fiscalização, a ideia é manter blitzes constantes para abordar as Vans e garantir mais segurança a todos. Entre os principais pontos das notificações, está a inspeção veicular (pneu, amortecedores, luzes de freio e sinalização), uso do cinto para motorista e monitor, documentação, ano de fabricação, entre outros detalhes.
Na oportunidade, a fiscalização se baseia na existência de autorização para realização do respectivo transporte, na regularidade e também na lotação correta de cada veículo. As abordagens estão sendo realizadas nas proximidades das escolas públicas e particulares de forma aleatória conforme coronograma das equipes de fiscalização.

RECOMENDAÇÃO
Pais e responsáveis por alunos que utilizam o serviço de vans escolares no município devem ficar atentos às condições de segurança dos veículos. Ao contratar um serviço de transporte escolar, os pais devem exigir o documento que comprova a autorização para circulação do veículo, com atenção à data de validade.
Os motoristas que estiverem fazendo o transporte sem a autorização estão sujeitos a punições como multas, apreensão do veículo e até suspensão da CNH, conforme a gravidade da infração.

MOTORISTAS
Motoristas que ainda não regularizaram suas vans devem procurar a Secretaria de Defesa Social, que fica na rua Pernambuco, 265, no Centro, das 9h às 18h. O telefone é o 3697-5352.
Para obter a autorização de transporte escolar, os proprietários de vans devem providenciar uma série de documentos, como requerimentos, declaração das escolas onde o serviço é prestado, certificado de inspeção de segurança do INMETRO, certificado de inspeção do cronotacógrafo na validade, certificado de registro e licenciamento do veículo, documentos pessoais, atestado de saúde e antecedentes criminais.