Literatura – Memória

Data da Publicação:

01/07/2023

Hugo PONTES
Professor

João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo-MG em 1908 e faleceu no Rio de janeiro-RJ em 1967 Guimarães Rosa formou-se em medicina em 1930 e exerceu-a como funcionário da Força Pública de Minas Gerais. No ano em que se formou passou a exercer a profissão em Itaguara, então município de itaúna (MG), onde morou por um período de dois anos. Foi nessa localidade que passou a ter contato com os elementos do sertão que serviram de referência e inspiração para a sua obra.
Mais tarde foi diplomata.
Sua estreia na literatura deu-se em 1946 com a publicação do livro de contos Sagarana; em 1956 publicou Corpo de Baile, novelas, e o seu notável romance Grande Sertão: veredas, que o colocou como um dos maiores escritores da Literatura Brasileira.
A referência que o autor faz a Poços de Caldas está no livro Ave, Palavra, obra publicada pela Editora José Olympio em 1969/70, na crônica TERRAE VIS, na qual o autor escreve sobre diversas cidades do mundo, com as suas características mais expressivas. Não temos registro se o autor esteve em visita à cidade.

TERRAE VIS
“Demais, foi Keyserling mesmo quem escreveu, da cidade Maravilhosa:
“O ambiente do Rio de Janeiro é um puro afrodisíaco…” Creio verdade. Menos afrodisíaco, contudo, que, digamos, que o da terráquea Poços de Caldas – seguramente um dos lugares brasileiros mais abençoados pela risonha filha de Júpiter.
E note-se que, contra quaisquer aparências, todo o chão da América, de Norte a Sul, funciona, a rigor, como anafrodisíaco, segundo os entendidos e as observações menos superficiais, atuais e históricas.”
*Professor,
poeta e jornalista

Obs: Esta breve crônica está publicada no livro de minha autoria: Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1866-1986, Editora Sul Minas, Poços de Caldas-MG, 2018, 1ª. edição.

Leia Também

MEMÓRIA – A seleção de 1958 em Poços de Caldas

Hugo PONTES Pesquisa e texto           Esse texto é uma homenagem a todos aqueles que participaram  da grandiosa primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, e a consequente revelação de jogadores que ainda hoje estão na…

O preço da conformidade e as lições de Procusto

Gustavo Roberto Januario Procurador Federal 1. Considerações acerca da conformidade Conformidade é um termo que se refere ao ato de ajustar comportamentos, crenças e atitudes para corresponder às normas e expectativas de um grupo social ou da própria sociedade. Em…

Golpe do Amor

Veruska Matavelli Prata Maziero Psicóloga- CRP 04/79749 Instagram: @psiveruskamaziero   O “golpe do amor”, também conhecido como estelionato sentimental, é um esquema no qual golpistas manipulam emocionalmente suas vítimas para obter vantagens financeiras ou outros benefícios. Mulheres que caem nesse…

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!