Luzia Martins busca informações sobre falta de professores na rede municipal

Poços de Caldas, MG – A Câmara de Poços aprovou, na última semana, um Requerimento de autoria da vereadora Luzia Martins (PDT) solicitando informações da Prefeitura sobre a falta de professores na rede municipal de ensino. Na proposição, a parlamentar questiona quantas vagas estavam em aberto no início do ano letivo e quantos contratos venceram nos últimos seis meses, aguardando o novo processo seletivo para serem substituídos.
Segundo Luzia, a falta de professores resulta em diversos problemas, entre eles aulas desorganizadas, ausência de planejamento e atrasos no currículo. “Recebi muitas reclamações com relação à falta de professores e considero um assunto preocupante. Além da desmotivação dos alunos, causando uma percepção de que não estão recebendo uma educação de qualidade e que seus esforços não estão sendo valorizados, existe o fato de que os demais professores sobrecarregados com turmas grandes não conseguem dar a atenção suficiente a cada estudante. São diversas questões que envolvem uma educação de qualidade e impactam no processo ensino-aprendizagem”, declara.
No Requerimento, a vereadora cita que algumas convocações já foram feitas, de acordo com divulgação no Portal da Prefeitura. “As informações que solicitamos ao Executivo serão fundamentais para entendermos o que está acontecendo atualmente. Nos casos dos processos seletivos, por exemplo, qual o prazo adotado pela administração para a contratação do profissional substituto de forma que não comprometa a continuidade dos trabalhos? As convocações são realizadas com antecedência? Qual o prazo entre a convocação e a finalização do processo de admissão? Dos candidatos convocados nesse novo processo seletivo, quantos já finalizaram o processo de contratação? Quantos já estão trabalhando? São perguntas importantes que aguardamos resposta”, diz. 
Outro Requerimento também apresentado pela legisladora trata do fornecimento de material de apoio para os professores da rede municipal. Esta é também uma reclamação recebida pela vereadora, que questiona tal situação e, ainda, como a Prefeitura desenvolve a programação para aquisição dos materiais e com qual periodicidade. “Precisamos falar da valorização dos profissionais da educação e isso passa por muitas ações, entre elas o fornecimento de material para garantir ensino de qualidade. É fundamental que estes profissionais tenham condições de desenvolver suas atividades”, finaliza.