Alunos de Poços classificados no Concurso de Redação EPTV na Escola visitam sede da emissora

Poços de Caldas, MG – Os estudantes de Poços de Caldas classificados no Concurso de Redação EPTV na Escola 2023 visitaram, na última sexta-feira (1), a sede da emissora em Varginha. Eles puderam acompanhar as etapas de produção de reportagens e os bastidores do jornalismo.
Neste ano, o tema é “Somos a natureza! Por que precisamos restabelecer a nossa relação com ela?”. O município de Poços de Caldas selecionou 14 redações que representam a cidade no concurso de redação. Foram selecionados os textos de cinco alunos das escolas municipais, cinco das unidades da rede privada de ensino e quatro das escolas estaduais.
Os 14 estudantes de Poços de Caldas classificados ganharam um dia de passeio em Varginha e visita à sede da EPTV, sendo que 11 puderam participar, além de três professoras. “A visita é sempre uma etapa muito produtiva do projeto. Os alunos classificados se sentem motivados a continuar escrevendo, além da oportunidade de troca de experiências e conhecimento sobre os bastidores de uma grande emissora de televisão”, destaca a coordenadora da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação, Letícia Borges.
Em âmbito local, a primeira etapa do concurso foi coordenada pela Secretaria Municipal da Educação e Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas. Em 2023, a Comissão de Seleção da etapa local foi formada pelas supervisoras pedagógicas da SME, Sandra Maria de Sousa Tavares e Rosa Maria Martins Alves, pelo Capitão PM Emerson de Araújo Garro Brito, Comandante da 18ª Cia Ind PM de Meio Ambiente e pelas representantes da Superintendência Regional de Ensino, Lais Suelen Ribeiro e Aline Juliane do Lago. Ao final do concurso, serão escolhidos os dez melhores trabalhos da região Sul de Minas. A iniciativa tem como objetivo fomentar a pesquisa e discussão produtiva de temas importantes escolhidos anualmente pela EPTV, transformar os participantes em cidadãos críticos e possíveis agentes de transformação social em suas comunidades, por meio do processo de construção do próprio texto e oferecer uma oportunidade para os talentos da região, dando protagonismo e voz aos finalistas do concurso, com a divulgação de suas redações em uma série de reportagens exibida nos telejornais da EPTV.