Secretaria de Saúde recebe visita técnica de equipe do Ministério da Saúde

Poços de Caldas, MG – Nesta segunda-feira (18) a Secretaria de Saúde recebeu, na Associação Médica, a visita técnica da Equipe Nacional de Validação da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, órgão do Ministério da Saúde. O objetivo dessa visita é avaliar o atendimento da rede de Cuidado Materno Infantil do Município. Poços de Caldas está entre os 8 municípios de Minas Gerais elencados para receber a certificação de erradicação da transmissão vertical de HIV/Aids e o selo prata para a Transmissão Vertical da Sífilis.
À tarde, durante a reunião foi mostrado um diagnóstico de como estão sendo desenvolvidos os trabalhos da Secretaria de Saúde de Poços de Caldas e as suas ações no combate às doenças e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Esse é um momento bastante importante para a saúde do Poços. A busca pelos selos vai fortalecer a rede de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) no município e ajudar na eliminação da transmissão vertical, contando com o reconhecimento do Ministério da Saúde.
A transmissão vertical do HIV ocorre da mãe para o feto, ainda no período de gestação, durante o parto ou na amamentação do bebê. Nestas fases, o contato com fluidos contaminados, tanto no líquido amniótico quanto no leite materno, pode levar a criança a desenvolver a doença antes mesmo dos primeiros anos de vida. O último caso de transmissão vertical por HIV registrado em Poços de Caldas foi há 25 anos.
Segundo a assistente social do SAE Cristiane Pereira, os selos atestam que o município de Poços de Caldas está no caminho certo com relação às ações que a rede municipal de saúde vem desenvolvendo com as pessoas portadoras de HIV e sífilis. Também permitirá um melhor trabalho nas políticas públicas para obter recursos que nos permita aprimorar ações voltadas para esse assunto”, disse.
“A manutenção dessa certificação é mais do que reconhecimento pelo trabalho realizado em Poços por toda nossa equipe da Rede de Cuidado Materno Infantil. É a certeza de que somos uma gestão com foco nas pessoas e que provê os meios para que as melhorias aconteçam”, afirma o secretário de saúde Thiago Mariano.