Poços participa do lançamento da campanha Brasil sem Misoginia, em Brasília

Poços de Caldas, MG – A secretária municipal de Promoção Social de Poços de Caldas, Marcela de Carvalho, e a gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Cíntia Bernardes, participaram do lançamento da campanha Brasil sem Misoginia, na última semana, em Brasília.
Lançada pelo Ministério das Mulheres na última quarta-feira (25), a campanha Brasil sem Misoginia tem como objetivo mobilizar os mais diversos setores da sociedade para o combate ao ódio e à discriminação e violência contra a mulher. Na cerimônia de lançamento, foram assinados mais de 100 acordos de adesão à campanha, envolvendo empresas, governos estaduais, movimentos sociais, sindicatos, times de futebol, torcidas organizadas e entidades culturais, educacionais e religiosas.
“Sem dúvida, é uma campanha bastante relevante, que trará impactos para as mulheres e também para as políticas públicas voltadas para este público nos municípios. Poços de Caldas é parceira e apoia a iniciativa, que visa alertar a sociedade e combater qualquer tipo de preconceito ou violência de gênero”, destaca a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho.

Feminicídios e
violência online
No evento de lançamento, a ministra Cida Gonçalves destacou que uma das missões é combater o feminicídio, sendo a misoginia parte propulsora de todas as formas de violência contra a mulher. Somente em 2022, 1.400 brasileiras foram mortas simplesmente por serem mulheres, conforme o Anuário da Segurança Pública.
A campanha desenvolverá também ações junto com Google, Facebook, Meta e Youtube para combater o discurso de ódio e exposição, por meio da divulgação de fotos íntimas e falsas, de mulheres nas redes sociais.
Dados da organização não governamental (ONG) Safernet apontam aumento de 251% das denúncias de discurso de ódio contra as mulheres na internet em 2022, contra alta de 61% em denúncias de discurso de ódio de outras naturezas. Outras estratégias têm como foco o combate à violência de gênero, à desigualdade salarial entre homens e mulheres, a prevenção da violência doméstica e a ampliação da presença feminina nos espaços de poder.

Poços de Caldas
Em Poços de Caldas, o Núcleo da Mulher é uma das frentes de trabalho do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, localizado na Rua Laguna, 820 – Jardim dos Estados. O CREAS funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O telefone é o 3697-2626 e WhatsApp 035 9 8871 -1158. O serviço realiza o atendimento a mulheres vítimas de violência.
O município conta também com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, que funciona na Av. Dr. David Benedito Otoni, 527 – Jardim dos Estados. O telefone é o 3712-9647. E qualquer pessoa pode denunciar casos de violência contra a mulher, pelo Disque Denúncia 180. Poços de Caldas também conta com a Rede da Mulher e com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.