Voluntariado da Alcoa Poços de Caldas encerra os ACTIONs 2023 em Divinolândia

Poços de Caldas, MG – No final de semana anterior ao Dia Internacional do Voluntariado – comemorado em 5 de dezembro, a Alcoa Poços de Caldas, por meio do Instituto Alcoa, promoveu o último ACTION de 2023, em 2 de dezembro, na Sociedade Integrada Gente Amiga (SIGA), em Divinolândia (SP). A ação reuniu 14 voluntários (as), formados por colaboradores(as) e familiares para produção e venda de cachorros-quentes em prol da instituição que, após apresentação da documentação final, receberá a doação de R$10 mil.
A SIGA é uma entidade sem fins lucrativos que atua há 18 anos na cidade com o objetivo de fortalecer vínculos familiares e comunitários proporcionando autonomia e emancipação afetiva. As atividades desenvolvidas têm eixo cultural aulas de canto e instrumento de cordas, conforme explica Francine Moda, presidente da SIGA. “Atualmente, atendemos 100 crianças e adolescentes de 3 a 17 anos sem custo algum. O valor arrecadado será destinado para manutenção e compra de instrumentos musicais para que seja possível acolher novas crianças em 2024”, conta.
César Bonini, analista de Controles na Tesouraria e voluntário, afirma que encerrou o ano com chave de ouro. “Neste ACTION pude ver o engajamento de todos e todas na instituição para levar a cultura musical de forma gratuita às crianças. Ter contribuído para que esse projeto ganhe mais força é gratificante”, disse.
Além do ACTION na SIGA, ao longo de 2023, ao todo foram realizados outros oito ACTIONs o que totaliza o montante de R$90 mil reais, com mais de 280 voluntários(as) engajadas, considerando 4 horas por ação, foram aplicadas na comunidade mais 1.120 horas trabalho dedicados à melhorias em instituições sociais e comunidades de Poços de Caldas e Caldas, em Minas Gerais, e Divinolândia, em São Paulo, como: Associação de Produtores de Café da Montanha de Divinolândia (APROD); Casa do Caminho; Tribo Xucuru Kariri; Lar da Criança; Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (CIDEP); Malu de Amor; Creche Sueli Raimundo Gonçalves e Associação Poços Sustentável (APS).
“Estamos muito felizes e realizados em concluir mais um ano contribuindo com nossas vizinhanças. Os ACTIONs reforçam nosso valor de cuidar das pessoas e são excelentes oportunidades para reunir colaboradores e familiares e incentivar ações positivas para as comunidades onde atuamos”, resume Fabio Costa, coordenador de Relações Comunitárias e Comunicação, da Alcoa Poços.

Sobre a Alcoa Poços
de Caldas
A unidade de Poços de Caldas (MG) é o marco inicial da história da Alcoa no Brasil, em 1965. Com quase 1.200 colaboradores (diretos e indiretos), a unidade foca em pesquisa, desenvolvimento e aplicações que têm o potencial de transformar a indústria do alumínio.
Dedicada à produção de alumina, lingotes, tarugos e pó de alumínio, a planta destina para o mercado nacional e global produtos com baixa emissão de carbono que levam o selo EcoSource. Conforme a estratégia de mineração de baixo impacto da Alcoa, a unidade adota medidas para ampliar seu legado positivo.
Não por acaso, em Poços de Caldas foi instalada a primeira planta de filtração da Alcoa no Brasil, mudando a disposição do resíduo de bauxita de úmido para seco – tecnologia referência para a indústria do alumínio, trazendo inovação e sustentabilidade para o processo.
Ao mesmo tempo, o Parque Ambiental comprova, há 30 anos, a seriedade do compromisso da Alcoa com a recuperação de áreas mineradas, tendo a primeira trilha do estado de Minas Gerais em área reabilitada com mata nativa, sendo um espaço de educação ambiental e engajamento social. Saiba mais sobre a Alcoa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=kRYX4J07yG0.