Doação de sangue e folga para o trabalhador: confira as regras para o funcionário

Poços de Caldas, MG – Doar sangue é, sem dúvidas, um ato de solidariedade, já que uma doação pode salvar até quatro vidas. É por isso que este gesto deve ser incentivado, sendo fundamental para manter os hemocentros e bancos de sangue sempre abastecidos.
Mas o que muitos não sabem é que doar sangue garante um dia de folga ao trabalhador. Isso mesmo: além de salvar vidas e de ajudar a manter os estoques em níveis adequados, o doador ganha um dia para descansar.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no artigo 473, é garantido aos doadores de sangue um dia de folga a cada 12 meses. Porém, nada impede que sejam feitos acordos entre líderes e colaboradores para que mais doações sejam realizadas e, assim, concedidas outras folgas ou benefícios durante o período.
Para garantir um dia de descanso após a doação, o funcionário tem a obrigatoriedade de apresentar no RH da empresa um comprovante da doação, constando o dia e o horário em que esteve no hemocentro.
A folga desse colaborador não pode ser descontada em folha de pagamento ou ser usada para compensar horas faltantes na empresa. É importante que as empresas estejam cada vez mais engajadas em ações de cunho social, como as doações de sangue. Uma boa alternativa é incentivar o ato de doar através dos meios de comunicação da organização ou, ainda, promover campanhas dentro da própria instituição. Organize uma campanha de doação de sangue na sua empresa!
Confira o Horário de atendimento do Hemominas: 2ª, 3ª, 5ª e 6ª – das 7h às 11h30; 4ª feiras – das 7h às 11h30 e das 16h às 20h