Vereadora Luzia Martins cobra explicações sobre a Estação de Transbordo em Poços

Poços de Caldas, MG – A vereadora Luzia Martins, (PDT), encaminhou um Pedido de Informações ao prefeito Sérgio Azevedo, abordando questões relacionadas à área de transbordo do município.
O requerimento, protocolado em 31 de julho de 2023 sob o número 1410/2023, trata especificamente do pedido de informações sobre a Estação de Transbordo e o transporte dos resíduos até o Município de Casa Branca. Em resposta ao pedido anterior, foi afirmado que o transbordo recebe resíduos em diversos horários durante o dia, e o transporte é realizado diariamente, com carregamento iniciando às 6:00 horas. A resposta ressalta que o pátio é concretado e coberto.
Entretanto, uma visita in loco revelou que a obra não foi concluída conforme o planejado. A estrutura não possui balança, resultando nas pesagens sendo realizadas no Aterro Sanitário Grupo Seleta em Casa Branca, São Paulo. A cobertura instalada não apresenta altura adequada para permitir que os caminhões descarreguem diretamente nas carretas. Como resultado, a descarga ocorre no solo, gerando contato direto dos resíduos com o solo. Além disso, a falta de concretagem completa propicia acúmulo de água e lama, misturando-se aos resíduos durante o processo de descarga.
A vereadora observou também que, embora esteja sendo construído um local para abrigar a área administrativa, os trabalhadores permanecem em condições improvisadas em um container enquanto aguardam a conclusão das obras.
Diante desses fatos, a Vereadora Luzia Martins faz as seguintes indagações: O projeto original da estrutura de cobertura contemplava a possibilidade de descarga direta nas carretas? Em caso afirmativo, por que a altura da estrutura não foi corrigida? Se não, por que ainda não foi concretada toda a área onde os resíduos são inicialmente depositados antes de serem transferidos para as carretas, a fim de evitar o contato com o solo?
Qual é a previsão para a instalação da balança no local?
A Vereadora destaca a relevância dessas questões e espera respostas claras e objetivas. O pedido é apresentado com o intuito de garantir transparência e eficiência na gestão municipal, atendendo às preocupações da comunidade.
A expectativa é que as respostas possam ser providenciadas prontamente, assegurando o adequado funcionamento e gestão da Estação de Transbordo em Poços de Caldas.