Profissionais da atenção básica recebem capacitação para tratar da dengue

Poços de Caldas, MG – Como é notado em todo o Estado de Minas Gerais, os casos de dengue estão subindo a cada dia. Apesar de Poços de Caldas estar em uma situação controlada, devido ao trabalho realizado durante todo o ano, a secretaria de saúde está em estado de Alerta e reforçando toda a parte de assistência e vigilância dos casos de arboviroses (Dengue, Zika e Chukungunha).
O Médico da Atenção Básica Matheus de Ávila Fortes e o enfermeiro Pedro Miguel Monteiro participaram de uma capacitação em Belo Horizonte na semana passada intitulada como: “Arboviroses: Manejo Clínico”.
Nesta quinta-feira (14), estes profissionais foram multiplicadores das informações para os demais médicos e enfermeiros da Atenção Básica abordando o manejo Clínico, fluxo de atendimento, fluxo de notificação e trabalho na assistência aos pacientes.
Estiveram presentes os coordenadores da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental falando da importância da notificação em tempo oportuno e sobre o trabalho de campo realizado pela equipe dos Agentes de Combate ás Endemias.
A coordenadora da Atenção Básica, Camila Ferreira Bacelar Donato organizou a capacitação e falou sobre a necessidade dessa atualização da equipe. “Em casos como estes, a Atenção Primária deve sempre estar atualizada sobre os fluxos e protocolos para poder dar assistência correta aos pacientes.”
Para conferir os casos notificados de dengue no município basta acessar o site pelo link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aedes-aegypti/monitoramento-das-arboviroses