“Me chamam pelo nome”: arrombamentos no centro não param

Poços de Caldas, MG – Aconteceu na manhã desta terça-feira, reunião nas instalações da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Poços de Caldas, visando abordar e arrumar solução para combater os frequentes arrombamentos que assolam o centro da cidade.
O encontro contou com a participação de representantes da Câmara Municipal, os vereadores Douglas Dofu e Kleber Silva, oficiais da Polícia Militar, Tenente Coronel Afrânio e Coronel Trajano, além do Secretário de Defesa Civil, Rafael Conde, representantes da ACIA e, é claro, diversos comerciantes locais.
Todos os comerciantes presentes relataram arrombamentos diários. Alguns empresários destacaram que a situação atingiu um ponto crítico, deixando-os temerosos pela sua segurança, de familiares, funcionários e clientes.

“Me chamam pelo nome”
Ao relatar a situação preocupante um dos comerciantes destacou que a insegurança aumenta a cada dia. Ele relata que são as mesmas pessoas que cometem os delitos e estas pessoas conhecem cada um dos donos de comércio. “Ando na rua e me chamam pelo nome, fica uma sensação de insegurança muito grande”, destacou. “Uma vez saiu no Mantiqueira uma frase minha que dizia que somos assaltados todos os dias. Agora o jornal deveria colocar assim: Somos assaltados várias vezes ao dia”. Ja outra comerciante se emocionou e chorou muito relatando que vai fechar seu comércio por não aguentar mais tantos arrombamentos.
Frederico Barbosa, proprietário de um restaurante local, expressou preocupação e disse que todos vivem numa crescente tensão. “Hoje o medo é muito grande e não dá para continuar assim”, disse Frederico. “É preciso tirar essas pessoas das ruas. Hoje, a situação está muito fácil para elas. Elas não precisam trabalhar, ficam lá, e conseguem lucrar mais em três ou quatro dias do que nós trabalhando o mês inteiro”, destacou Barbosa. O comerciante disse que exitem casos de que comerciantes estão reagindo e partindo para o ataque contra os arrombadores para defender seus comércio. “Já temos casos assim e isto vai acabar terminando de uma forma mais grave. Não podemos aceitar o que vem acontecendo em Poços de Caldas. Espero que desta reunião a gente consiga uma solução definitava”, destacou Frederico.
Rafael Tadeu Conde Maria, Secretário da Defesa Civil, destacou a gravidade da situação e destacou ações da Guarda Civil Municipal. Ele explicou que tem sido realizadas operações noturnas para coibir principalmente o tráfico de drogas durante a madrugada. “Estamos intensificando as rondas e patrulhas em pontos estratégicos da área central para combater os crescentes índices de assalto, furto e arrombamento”, afirmou o secretário.
Além disso, Rafael ressaltou a importância da colaboração da Polícia Militar na promoção social, que tem desempenhado um papel fundamental no atendimento às pessoas em situação de rua. “Precisamos distinguir entre aqueles que estão na madrugada para cometer crimes e aqueles que estão apenas em busca de um local para dormir. A promoção social está atuando de acordo com a demanda da Guarda Civil Municipal, oferecendo o atendimento necessário às pessoas em situação de vulnerabilidade”, explicou Rafael.
É essencial, segundo o Secretário da Defesa Civil, separar os públicos e garantir que aqueles que necessitam de apoio social recebam a assistência adequada, enquanto as medidas de segurança são reforçadas para proteger a população da cidade durante a noite.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu, demonstrou profunda preocupação ao abordar a indignação dos comerciantes locais com os recentes casos de furtos na cidade.
“É de fato uma situação preocupante. Podemos ver a indignação dos nossos comerciantes aqui do centro da cidade com os furtos que estão acontecendo”, expressou Douglas Dofu, enfatizando a gravidade da situação e o impacto crescente que ela tem sobre a comunidade.
O vereador ressaltou a importância de um esforço conjunto entre o poder legislativo e as autoridades de segurança pública, incluindo a Defesa Social, a Guarda Municipal e a Polícia Militar, para lidar eficazmente com a questão. Ele também convocou a população a participar ativamente, fornecendo informações rápidas e precisas para ajudar a inibir esses crimes.
“Diversas medidas foram discutidas durante a reunião, incluindo a possibilidade de legislação mais rigorosa. No entanto, é essencial que compreendamos as limitações e competências do município nesse contexto”, explicou Dofu.
O vereador destacou ainda a importância de um diálogo aberto com o Judiciário e o Ministério Público para buscar soluções efetivas para o problema. “É responsabilidade de todos nós encontrarmos maneiras de lidar com essa situação”, concluiu Douglas Dofu, reiterando o compromisso da Câmara Municipal em enfrentar essa questão de forma colaborativa e transparente.

Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com