Rosana Bond é a autora indicada da Série Vaga-lume desta semana

Poços de Caldas, MG – A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.
A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.
Nesta semana, a autora indicada é Rosana Bond. Nascida em Curitiba, Rosana Bond viveu boa parte de sua vida em Londrina. É jornalista e escritora com foco no infantojuvenil.
Em 1992, mudou-se para Florianópolis e passou a escrever livros. Com passagens pelas redações de O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Jornal de Brasília, RBS TV, O Estado e Tribuna da Bahia, além de haver colaborado com as revistas Veja, IstoÉ e Planeta, Rosana Bond trocou o jornalismo pelos livros nos anos 90, tornando-se pesquisadora nas áreas de História e Geografia.
O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas tem dois títulos da autora à disposição para empréstimo em três unidades de acesso ao público. Confira!
A magia da
árvore luminosa
Foi só Carlos e Geraldino chegarem com a novidade que os menores da turma, Sandra, Janete e Paulo, logo ficaram alvoroçados – eles também queriam conhecer a Ilha da Luna de qualquer jeito. A curiosidade era tanta que o grupo de amigos nem se importou com as estranhas histórias que envolviam a misteriosa ilha, tão temida e respeitada no povoado. A descontraída expedição à Luna acaba se transformando numa importante missão para os garotos: salvar um pedaço intocado da natureza.
Disponível nas unidades: Centenário (Urca), Júlio Bonazzi (Monjolinho) e Manuel Guimarães (Cohab).

O Senhor da água
Um crime ecológico pode privar todo o planeta do consumo de água. Três jovens tentam impedir que essa tragédia aconteça, mesmo colocando em risco a própria vida.
Disponível nas unidades: Júlio Bonazzi (Monjolinho) e Manuel Guimarães (Cohab).