Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras terá programação em Poços

Poços de Caldas, MG – Circuito atuante em todas as regiões do país com o objetivo de estimular a formação de leitores e a divulgação de novos autores, a edição 2024 do Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras terá programação em sete cidades mineiras entre abril e maio.

O projeto nacional do Sesc traz apresentações artísticas, palestras, debates e workshops em diversas partes do Brasil. A programação contempla múltiplas possibilidades de manifestações literárias, democratizando a experiência cultural do público. Para isso, as atrações são divididas em três frentes:

Circuito dos Autores: promove encontros e bate-papos entre escritores de localidades específicas, propiciando uma troca de experiências entre os escritores convidados e o público;

Circuito de Oralidades: apresentação em que a oralidade é privilegiada, voltadas para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações da palavra falada;

Circuito de Criação Literária: ação formativa que, por meio de escritórios, possibilita a reflexão e a criação em diferentes formas e práticas de escrita.

Em Poços de Caldas, a agenda do Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras será entre os dias 18/4 e 29/5.

Atração

A programação do Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras em Poços de Caldas será farta. No Circuito Oralidades, as atrações são Giselda Perê, que aborda as ancestralidades africanas e afro-brasileiras; Lucas de Matos, que atua na área da poesia escrita e falada desde 2015 por meio da produção de saraus no estado da Bahia; e Jaísa Caldas, maranhense, artista do rap nordestino, cantora, compositora e articuladora do movimento negro, LGBTQIA+ e feminista e, torno do hip-hop em Timon (MA) e Teresina (PI).

O Circuito Autores terá dois debates. Um entre a romancista Manoela Sawitzki (autora de “Vinco” e “Suíte Dama da Noite”) e o escritor, poeta, jornalista e roteirista Caê Guimarães, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2020 com seu romance de estreia “Encontro você no oitavo round” .

O outro terá a participação da poetisa pernambucana Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti de 2020 com “Solo para vialejo”, e

da escritora gaúcha Atena Beauvoir, reconhecida por sua contribuição literária com a causa LGBTQI+. Não por acaso, em 2024, o Governo do Rio Grande do Sul concedeu a ela o troféu Visibilidade Trans, devido ao seu trabalho social e político na capital gaúcha e o Ministério da Cultura a concederu o prêmio Sérgio Mamberti por seu trabalho de preservação, valorização e difusão da diversidade cultural.

A cidade ainda terá a oficina “Escrita Criativa: primeiros passos”, com a especialista no tema Julie Frank. Escritora e artista visual, é diretora-fundadora da Escola de Escrita, espaço de construção da inteligência e investigação de processos criativos, localizado em Curitiba-PR.