Os meninos da rua Paulo: conheça ou revisite a obra de Ferenc Molnár

Poços de Caldas, MG – Publicada em 1907, a história dos meninos que travam batalhas pela posse do “grund” da rua Paulo, um pedaço de terra cercado onde se brinca à vontade, é conhecida por leitores de todo o mundo. “Os meninos da rua Paulo”, de Ferenc Molnár, é a indicação de leitura das bibliotecas públicas desta semana.
A luta pelo “grund” vai além da vontade de comandar o local: ali, infância e fantasia prevalecem sobre as imposições do mundo adulto. O espírito de aventura, amizade e heroísmo presente nesta obra é capaz de transpor qualquer barreira de tempo, espaço ou idade.
Para os meninos da rua Paulo, os dias em Budapeste seguem uma rotina rigorosa. Depois da aula, à tarde, eles se reúnem no “grund”, um terreno junto a uma serraria, onde brincam, jogam bola e criam as próprias regras. Ali, as lideranças são bastante definidas e cada um ocupa sua posição com orgulho.
Lá também se funda a Associação do Betume, uma organização com direito a presidente, tesoureiro e ao grande livro. Esse dia a dia, no entanto, é radicalmente transformado quando outro grupo decide ocupar aquele território protegido.
Os meninos da rua Paulo atravessou o século XX encantando gerações em todo o mundo. A história desses bravos e leais meninos conquistou leitores que se viram em situações parecidas ― mesmo que em lugares muito distantes da Hungria, como o Brasil. Um romance que representa, de forma magnífica, a passagem da infância para a juventude, com algumas passagens comoventes e outras deliciosamente alegres.
O autor Ferenc Molnár nasceu em 1878, em Budapeste, na Hungria. Dramaturgo, escritor e jornalista, trabalhou como correspondente durante a Primeira Guerra Mundial. Sua vasta obra, que inclui peças de teatro, contos e romances voltados tanto para o público adulto quanto o infantojuvenil, é conhecida por retratar a vida cotidiana das ruas da Hungria. Molnár morreu aos 74 anos nos Estados Unidos, para onde emigrou fugindo da perseguição aos judeus húngaros durante a Segunda Guerra Mundial.
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
Os meninos da rua Paulo está disponível para empréstimo em quatro unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.