“Exercício legal da profissão de bibliotecário” é tema da próxima audiência da Câmara

Poços de Caldas, MG – Na próxima quarta-feira (08), às 15h, no Plenário, a Câmara de Poços realiza uma audiência para discutir sobre o exercício legal da profissão de bibliotecário nas bibliotecas públicas do município. O debate é de iniciativa da vereadora Luzia Martins (PDT). Segundo a parlamentar, após alguns questionamentos feitos pelo seu gabinete ao Executivo, com relação à estrutura das bibliotecas da cidade, o Conselho Regional de Biblioteconomia encaminhou um Ofício sugerindo a realização de uma audiência. “Apresentamos um Requerimento à Prefeitura sobre o número de bibliotecas, sobre o acervo literário, quais escolas têm biblioteca e quem são os responsáveis por esses locais. Inclusive, mencionamos a Lei 9.674, de 1998, que deixa claro a obrigatoriedade de ter um profissional bibliotecário para gerir esses espaços e questionamos sobre o acesso dos estudantes às bibliotecas. Essas indagações chegaram ao Conselho, que solicitou o debate”, ressalta.
Luzia destaca que o objetivo principal da audiência é ter conhecimento da situação atual das bibliotecas e da inserção do profissional nessas unidades. “Essa é a proposta da audiência pública e os convidados, que são do Conselho e são responsáveis pelo bom desenvolvimento das bibliotecas de toda Minas Gerais, virão de Belo Horizonte. Nós receberemos uma bibliotecária, a professora Dra. Marina Ferraz, que possui vasta experiência frente às bibliotecas públicas, e ela falará sobre a importância deste segmento”, comenta.
As inscrições para uso da palavra durante a audiência deverão ser feitas até o dia 06 de maio, às 18h, pelo e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br. Dúvidas e sugestões poderão ser encaminhadas pelo WhatsApp (35) 3729-3800. O encontro será transmitido pelo Facebook e YouTube da Câmara de Poços.