HUAIS irá integrar a Cidade da Inovação de Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG – O HUAIS – Hub de Aceleração, Tecnologia e Sustentabilidade – será uma das organizações que integrarão a Cidade da Inovação, iniciativa do IF Sul de Minas, que tem como objetivo promover soluções transformadoras para o desenvolvimento humano e econômico sustentáveis, por meio da articulação entre a academia, instituições governamentais, setor produtivo e sociedade civil. A reunião para debater o termo de cooperação com o IF foi realizada na terça-feira, 30 de abril, com a participação do diretor-Geral do Campus Poços de Caldas, prof. Rafael Neves, e do Prof. Douglas Donizeti de Castilho Braz, atual coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; Yula Merola e Diva Funchal, presidente e Relações Institucionais do HUAIS respectivamente, e o presidente da Câmara Municipal de Poços de Caldas, Douglas Souza. O HUAIS será parceiro e auxiliará o IF na interlocução com o setor produtivo, para que se possam trazer investimentos para pesquisas e desenvolvimento, envolvendo os pesquisadores, alunos e a comunidade.
“O nosso Hub dá mais um importante passo para consolidar o seu objetivo de impulsionar a inovação sustentável e o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas para os pilares ambiental, social e de governança (ASG), criando conexões entre startups, empresas, órgãos públicos, institutos de pesquisas, universidades e investidores”, destacou Yula.

Sobre a Cidade
da Inovação
A Cidade da Inovação será construída ao lado do IF Sul de Minas em terreno de 54 mil m2 doado pela Prefeitura de Poços de Caldas através do Projeto de Lei N. 94/2023, aprovado por maioria pela Câmara Municipal, em dezembro do ano passado. Ela será construída por meio da parceria com os poderes legislativos municipal, estadual e federal; Ministérios da Educação, Desenvolvimento Agrário e Cultura, prefeitura de Poços de Caldas e mais organizações da sociedade civil e agências de fomento e desenvolvimento. A atuação da Cidade da Inovação terá como eixos temáticos: sustentabilidade, energia renovável, mobilidade elétrica, inteligência artificial e automação.
Para o diretor-Geral do IF Sul de Minas, a Cidade da Inovação é uma iniciativa fundamental. “A partir do momento que trazemos o setor produtivo para desenvolver soluções para a sociedade, em consonância com a academia, conseguimos desenvolver novas tecnologias e metodologias, gerando valor não só para o empresariado, mas principalmente para a população, que será melhor qualificada e terá acesso a empregos com maior remuneração a médio e longo prazos. Também impactará no desenvolvimento da cidade e região, já que produtos e processos que antes eram executados fora, poderão ser desenvolvidos aqui por pessoas da cidade e região”.