SEDET participa do “Conexão Minas Livre” em Prol da Liberdade Econômica

Poços de Caldas, MG – A Prefeitura de Poços de Caldas, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho participou do “Conexão Minas Livre”, um evento promovido pelo Governo de Minas Gerais, que ocorreu nesta terça-feira no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, visando impulsionar a liberdade econômica nos municípios do estado. Representaram Poços de Caldas o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins e Gustavo Cotrin, coordenador de Fomento à Indústria.

Durante o evento, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) anunciou o lançamento de uma nova linha de crédito destinada especificamente a micro e pequenos empreendedores mineiros, visando fortalecer o ecossistema empresarial local.

A primeira edição do evento ofereceu uma plataforma ideal para networking, além de palestras informativas sobre temas como atração de investimentos, agilidade nos processos de constituição de empresas e projetos de ciência, tecnologia e inovação. Mais de 400 representantes de municípios que aderiram ao Programa Estadual de Desburocratização “Minas Livre Para Crescer” marcaram presença no encontro, que teve como proposta principal apresentar novas oportunidades para dinamizar a economia local.

O programa “Minas Livre Para Crescer”, lançado em dezembro de 2019, tem como meta posicionar Minas Gerais como o estado mais livre para empreender no Brasil. Este objetivo está sendo alcançado através da implementação da Lei Federal n.º 13.874, de 20 de setembro de 2019, e do Decreto Estadual n.º 48.036, de 10 de setembro de 2020. De acordo com dados do Governo, desde o início do programa, Minas Gerais lidera como o estado com o maior número de municípios (442) que regulamentaram a liberdade econômica, contribuindo significativamente para a geração de empregos e redução no tempo necessário para a abertura de novas empresas.

O evento também celebrou o lançamento do curso destinado a ampliar a promoção do empreendedorismo e aperfeiçoar o ambiente de negócios nos municípios, além de destacar o papel do sistema Redesim + Livre, uma iniciativa para garantir maior agilidade na abertura de empresas através da automatização da emissão de documentos.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins, é sempre bom participar desses eventos e destacar a cidade como um pilar fundamental no crescimento regional, atraindo investimentos que superam os R$ 4 bilhões. Através da SEDET, temos atraído diversas empresas, realizamos expansões em empresas já estabelecidas e novos projetos. Este progresso reflete-se em um avanço substancial para o Distrito Industrial de Poços de Caldas, criação de mais de 13 mil emprego, diretos e indiretos. A participação no evento ‘Conexão Minas Livre’ foi uma oportunidade excepcional para apresentar esses avanços e discutir como podemos seguir promovendo a liberdade econômica e o empreendedorismo em nosso estado. Foi um prazer representar Poços de Caldas e mostrar como estamos desempenhando um papel crucial no crescimento econômico de Minas Gerais, criando um ambiente de negócios ainda mais robusto e inclusivo.”