Reconhecimento da prefeitura aos profissionais pela garantia de direitos em vulnerabilidade
Poços de Caldas, MG – A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, parabeniza todos os profissionais de Serviço Social pelo Dia do Assistente Social, celebrado nesta quarta-feira, 15 de maio, com o tema “Nossa Liberdade é Anticapacitista!”.
O tema vai ao encontro de uma série de debates e ações que as entidades representativas da profissão vêm promovendo nos últimos anos junto a assistentes sociais, não só para falar sobre o trabalho e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, mas também para enfrentar o preconceito contra essa população (chamado de capacitismo) e para buscar garantir acessibilidade para todas essas pessoas, inclusive assistentes sociais com deficiência.
Na data, os conselhos representativos dos assistentes sociais de todo o país reafirmam o compromisso com uma sociedade justa para todos. As campanhas do Dia do Assistente Social valorizam o trabalho da categoria e dialogam com a sociedade sobre o que o Serviço Social pode oferecer como profissão em defesa da efetivação dos direitos da população.
O Dia do Assistente Social é celebrado em 15 de maio em referência ao Decreto do Conselho de Ministros nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.
Poços de Caldas
Atualmente, a Secretaria Municipal de Promoção Social conta com aproximadamente 30 assistentes sociais, na Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade. “Queremos parabenizar a todos os profissionais do Serviço Social, sem os quais não seria possível a efetivação das políticas públicas de assistência social. Para além da excelência técnica, eles realizam um trabalho humano, dedicado à garantia de direitos da parcela da população que mais necessita”, ressalta a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho.
Celebrado a 15 de maio, o profissional de Serviços Sociais é um membro ativo na luta pelos direitos humanos, dedicando-se na luta por melhores condições de vida para os grupos sociais menos favorecidos. O assistente social acompanha de perto as famílias em suas comunidades e desenvolve projetos de assistência social voltados para as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. Os serviços podem ser acessados principalmente através dos Centros de Referência de Assistência Social. O CRAS é a porta de entrada para os serviços da rede socioassistencial. Equipamentos da chamada Proteção Social Básica, estão presentes em todas as regiões – centro, sul, leste e oeste – com sete unidades de atendimento, além da equipe volante que percorre a área rural do município. No CRAS, são identificadas e selecionadas as famílias que devem ser atendidas em programas sociais como Bolsa Família, Cesta Verde, tarifa social de energia, entre outros.
Os assistentes sociais atuam também no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), equipamento que integra a média complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e realiza atendimento nas situações de violação de direitos de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência.
Além disso, estão presentes em setores como Vigilância Socioassistencial, Segurança Alimentar, atendimento a pessoas em situação de rua, abrigos institucionais para crianças e adolescentes, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e em Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da Secretaria Municipal de Promoção Social.