Foto: Divulgação

Mineração de terras raras avança em Caldas sem exigências ambientais e gera preocupação

Data da Publicação:

22/03/2025

Caldas, MG – O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) de Caldas, em Minas Gerais, aprovou a certidão de localização para o processo de uso e ocupação do solo destinado à exploração de terras raras no município. O documento, essencial para o andamento do licenciamento, foi concedido sem nenhuma condicionante, gerando preocupações entre organizações ambientais e representantes da sociedade civil.
A certidão aprovada se refere a uma das empresas interessadas na exploração desses minerais na região e marca apenas uma etapa inicial do processo. A licença ambiental definitiva ainda precisa ser emitida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), responsável por avaliar os impactos ambientais do empreendimento. O diretor da empresa responsável pelo projeto afirmou que a iniciativa segue um licenciamento rigoroso, com um estudo de impacto ambiental de 2.700 páginas, elaborado por consultores independentes ao longo de 12 meses. O documento está em análise pela Feam.

Rejeição das condicionantes causa indignação
A Aliança em Prol da Pedra Branca, organização da sociedade civil, propôs 13 condicionantes para a concessão da certidão, incluindo a criação de um fundo para recuperação ambiental, o uso exclusivamente pacífico dos materiais extraídos e a proibição do uso das águas das barragens da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), localizadas nas proximidades. No entanto, todas as propostas foram rejeitadas por cinco dos nove conselheiros do Codema.
A decisão surpreendeu ambientalistas e especialistas, pois, há mais de 20 anos, o Codema costuma anexar um conjunto de condicionantes às certidões de localização. Segundo a APA da Pedra Branca, a ausência dessas exigências levanta preocupações quanto à segurança ambiental e nuclear da região, especialmente devido ao tráfego intenso de caminhões próximo às instalações da INB.
Em nota, a APA lamentou a decisão e reforçou seu compromisso com o diálogo para a proteção ambiental e social do município.

Interesse internacional e impacto local
Nos últimos dois anos, duas empresas australianas demonstraram interesse em explorar as terras raras no Planalto de Poços de Caldas. Esse conjunto de 17 minerais é essencial para a produção de ímãs de alta performance usados em motores elétricos, geradores de energia eólica e dispositivos eletrônicos, como celulares e notebooks.
Fonte: Sulminas TV

Leia Também

foto-joao-pinheiro-30-04-25

Justiça autoriza continuidade das obras de revitalização na Avenida João Pinheiro

Poços de Caldas,MG - A Prefeitura de Poços de Caldas está autorizada a dar continuidade às obras de requalificação urbana na Avenida João Pinheiro e na Avenida Mansur Frayha, após acordo homologado em audiência realizada nesta terça-feira, na 4ª Vara…
Foto: Divulgação

Laudos do Estádio Ronaldão são todos aprovados; Realizada reunião do plano de ação

Poços de Caldas, MG - Na manhã desta terça-feira (29/04), a Federação Mineira de Futebol publicou em seu site oficial a validação e aprovação de todos os laudos do Estádio Municipal Ronaldo Junqueira para receber jogos e o público nos…
Foto: PMMG/Divulgação

Homem é preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma no bairro Dom Bosco

Poços de Caldas, MG - Homem é preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma em Poços de Caldas Poços de Caldas, 29 de abril de 2025 – Um homem foi preso nesta terça-feira (29) por tráfico de…
Foto: Divulgação

Representantes da Prefeitura visitam Docol em Londrina e discutem expansão em Poços

Poços de Caldas, MG - Representantes da Prefeitura de Poços de Caldas, entre eles o prefeito Paulo Ney, o vice-prefeito Eduardo Januzzi e o secretário de Administração, Alexander Dannias, estiveram na semana passada na sede da Docol em Joinville (SC),…
Foto: Divulgação

Prefeitura convoca novos aprovados no concurso público

Poços de Caldas, MG - A Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura de Poços de Caldas divulgou, nesta terça-feira (29), a convocação de novos candidatos aprovados no Concurso Público 001/2023. Os convocados devem comparecer à Seção…
Foto: Divulgação

Cricket brasileiro dá passo histórico com filiação no Comitê Olímpico do Brasil

Rio de Janeiro, RJ - Em um momento histórico para o esporte nacional, a Confederação Brasileira de Cricket (Cricket Brasil) oficializou sua filiação ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). A cerimônia representa não apenas um avanço significativo para o cricket…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!