ver_29

Vereadores propõem que escolas abordem noções básicas sobre a Lei Maria da Penha

Data da Publicação:

29/03/2023

Poços de Caldas, MG – O Projeto de Lei n. 24/2023 estabelece o ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha nas escolas da rede municipal. A proposta, encaminhada para análise das Comissões Permanentes da Câmara, é de autoria do vereador Ricardo Sabino (PSDB), com assinaturas também das vereadores Luzia Martins e Regina Cioffi (PP).
De acordo com o projeto, no contraturno das escolas de educação integral, a partir do 6º ano do ensino fundamental, deverão ser realizados seminários, palestras e ciclos informativos com temas relativos à Lei Maria da Penha. As atividades trarão uma abordagem específica para cada faixa etária, respeitando o desenvolvimento cognitivo e o ritmo de aprendizagem dos estudantes. Além disso, serão discutidos temas que tenham impacto direto na formação dos alunos, tais como violência doméstica, medida protetiva, delegacia da mulher, feminicídio, apoio psicológico e campanhas de conscientização.
O vereador Ricardo Sabino falou da importância desta iniciativa. “A violência contra a mulher é um problema social grave e que precisa ser combatido de forma efetiva. A Lei Maria da Penha é uma ferramenta para prevenir e combater a violência de gênero, protegendo aquelas mulheres vítimas de agressão e punindo os agressores. Apresentamos esse Projeto de Lei uma vez que muitas pessoas ainda desconhecem a legislação em vigor, o que pode dificultar o efetivo cumprimento. Repassar informações sobre o tema aos jovens possibilita a divulgação e compreensão pela sociedade”, ressaltou.
Para a vereadora Luzia, os altos índices de violência demonstram a necessidade do amplo debate. “Indicadores do Atlas da Violência 2021 revelam o elevado índice de violência contra as mulheres no país. Esse contexto mostra a importância da ampla discussão e conscientização da sociedade a respeito dos direitos das mulheres e do enfrentamento da violência doméstica e familiar. Agradeço o vereador Ricardo, primeiro pela mobilização acerca do tema, e segundo por me convidar a ser coautora do mesmo. É preciso uma ampla reflexão sobre a importância do respeito aos direitos humanos, principalmente os que tratam da promoção da igualdade de gênero, com vistas a prevenir e combater as práticas de violência contra a mulher”, disse.
A vereadora Regina enfatizou que o Projeto de Lei cria mais um política pública em defesa dos direitos das mulheres. “É mais um projeto que tramita na Casa buscando, realmente, a defesa dos direitos da mulheres, em especial com relação à violência doméstica. São políticas públicas importantes, principalmente quando falamos em educação, para que nossas crianças já tenham consciência do combate a essa violência e, mais ainda, que jamais façam parte de uma estatística tão triste de homens que agridem. Uma ação fundamental para que os estudantes cresçam em uma outra cultura, para que as meninas saibam dos seus direitos e para que tenhamos um mundo melhor”, afirmou.
Ainda sobre a importância do debate do tema nas escolas, Ricardo Sabino destacou que as instituições de ensino são espaços privilegiados para a promoção de valores éticos e sociais. “A inclusão do tema Lei Maria da Penha pode ser uma forma efetiva de prevenir a violência de gênero e educar os jovens para o respeito e a igualdade entre homens e mulheres”.
Após conclusão dos pareceres pelas Comissões, o projeto segue para votação em Plenário.

Leia Também

foto-joao-pinheiro-30-04-25

Justiça autoriza continuidade das obras de revitalização na Avenida João Pinheiro

Poços de Caldas,MG - A Prefeitura de Poços de Caldas está autorizada a dar continuidade às obras de requalificação urbana na Avenida João Pinheiro e na Avenida Mansur Frayha, após acordo homologado em audiência realizada nesta terça-feira, na 4ª Vara…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…
Foto: Divulgação

Câmara promove audiência pública sobre Programa de Regularização Fiscal

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, no dia 30 de abril de 2025, quarta-feira, às 15h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Executivo n. 01/2025, que institui o Programa de…
Foto: Divulgação

Vereador Douglas Dofu visita Parque Tecnológico e discute ações de inovação no município

Poços de Caldas, MG - O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu (União), visitou o Parque Tecnológico Cidade da Inovação, nesta semana. Ele esteve com o presidente do Conselho Técnico-Científico e também diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência…
Foto: Divulgação

Ausência de profissionais de educação inclusiva em escolas municipais preocupa vereador Paulista

Poços de Caldas, MG - Na última reunião ordinária da Câmara, foi aprovado um Requerimento do vereador Wellington Paulista (PSDB) solicitando informações da Prefeitura sobre a ausência de auxiliares de educação inclusiva na rede municipal de ensino, em especial na…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!