parla_12

Parlamento Mulher aprova 24 propostas durante Plenária Final da escola do legislativo

Data da Publicação:

12/10/2023

Poços de Caldas, MG – Nesta semana, a Escola do Legislativo da Câmara de Poços realizou a Plenária Final do Parlamento Mulher. Vinte e quatro propostas foram aprovadas pelas participantes do projeto e o documento será entregue à Comissão de Direitos da Mulher do Poder Legislativo. Estiveram presentes no evento os vereadores Regina Cioffi (PP), Luzia Martins (PDT) e Lucas Arrida (Rede), e a secretária de Promoção Social Marcela de Carvalho Messias.
As sugestões contemplam os cinco temas abordados durante o projeto: Violência Doméstica e Familiar, Violência nos Espaços Institucionais de Poder e Assédio Sexual, Saúde da Mulher, O Espaço da Mulher no Esporte e na Cultura e Mulheres na Política. Entre outras propostas, farão parte do documento base: criação do CRAM- Centro de Referência à Mulher, resultado de uma parceria entre o Município, Estado e União, possibilitando atendimento humanizado, com a integração de serviços especializados no mesmo local para os diversos tipos de violência, incluindo população indígena, quilombola, bem como formação de promotoras legais populares; implantação, juntamente com a Secretaria de Saúde, no âmbito do SUS, o programa permanente de saúde feminina da criança e da adolescente; divulgação de eventos e campanhas para a valorização das mulheres líderes comunitárias e políticas que fazem parte da história do município, para que possam contar a experiência obtida.
O Parlamento Mulher foi instituído através da Resolução n. 885, de autoria da vereadora Regina Cioffi, e tem como objetivos principais discutir o protagonismo das mulheres no contexto municipal e a necessidade de maior participação feminina na agenda política local. Além disso, tem como finalidade garantir espaços de visibilidade e debater temáticas que impactam a vida das mulheres.
Regina Cioffi acompanhou todas as fases do projeto e ressaltou o importante trabalho feito pelas participantes. “Fizemos a Plenária com discussão e votação das propostas e quero fazer uma ressalva. Foram excelentes ideias. Pudemos ver que, quando damos oportunidades para que as pessoas possam ter voz, surgem muitas propostas. Após as discussões, elas decidiram quais projetos poderemos dar encaminhamento, através da Comissão de Direitos da Mulher”, ressaltou.
Para a legisladora, o Parlamento Mulher atingiu seu objetivo principal, que é trazer as mulheres para dentro da Câmara e discutir políticas públicas, entre elas as de defesa de direitos. “O Parlamento atingiu a sua finalidade, já que mulheres relataram, por exemplo, que nunca pensaram em entrar na política de forma efetiva e agora estão entusiasmadas por essa participação. A conclusão é que as pessoas precisam de oportunidades, precisamos abrir as portas. O Parlamento é isso, fazer com que elas conheçam melhor as políticas públicas e mostrar que através da união é possível ter, realmente, políticas diferenciadas voltadas aos problemas das mulheres. Estamos, portanto, cumprindo nosso papel, mostrando que juntas podemos mais, mostrando a importância das mulheres nas esferas de poder e colaborando para que tenhamos um percentual cada vez maior de mulheres ocupando cargos eletivos. O sentimento é de missão cumprida”, afirmou Regina Cioffi.
No dia 23 de outubro, às 18h30, haverá a entrega de certificados às mulheres que fizeram parte do projeto em 2023.

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…
Foto: Divulgação

Câmara promove audiência pública sobre Programa de Regularização Fiscal

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, no dia 30 de abril de 2025, quarta-feira, às 15h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Executivo n. 01/2025, que institui o Programa de…
Foto: Divulgação

Vereador Douglas Dofu visita Parque Tecnológico e discute ações de inovação no município

Poços de Caldas, MG - O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu (União), visitou o Parque Tecnológico Cidade da Inovação, nesta semana. Ele esteve com o presidente do Conselho Técnico-Científico e também diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência…
Foto: Divulgação

Ausência de profissionais de educação inclusiva em escolas municipais preocupa vereador Paulista

Poços de Caldas, MG - Na última reunião ordinária da Câmara, foi aprovado um Requerimento do vereador Wellington Paulista (PSDB) solicitando informações da Prefeitura sobre a ausência de auxiliares de educação inclusiva na rede municipal de ensino, em especial na…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Tiago Mafra questiona Prefeitura sobre relatório de transição da Controladoria

Poços de Caldas, MG - Um requerimento de autoria do vereador Tiago Mafra (PT), nº 1156/2025, foi aprovado em Plenário na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na última terça-feira, 22. O documento solicita à Prefeitura de Poços de Caldas respostas…
Foto: Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani sugere melhorias na Praça Pedro Sanches

Poços de Caldas, MG - Reparos no coreto, manutenção dos bancos e ampliação do número de atrações culturais. Essas são algumas sugestões de melhorias feitas pelo vereador Álvaro Cagnani (PSDB), através de Indicação, para a Praça Pedro Sanches. O parlamentar…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!