luzia_21

Luzia Martins quer informações sobre pagamentos de servidores da Saúde

Data da Publicação:

21/12/2023

Poços de Caldas, MG – Foi aprovado pela Câmara de Poços, em reunião extraordinária, um Requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre os pagamentos feitos aos prestadores de serviços contratados pela Secretaria Municipal de Saúde. A proposição é de autoria da vereadora Luzia Martins (PDT).
No documento, a parlamentar indaga quantos procedimentos foram realizados pelos hospitais e pelos prestadores de serviços contratados no ano de 2023, bem como o valor pago até o momento. “Diante de respostas de Requerimentos apresentados por colegas vereadores, com relação à fila de espera para consultas, exames e cirurgias, e também de falas do secretário de Saúde sobre o atraso de pagamento de médicos, parte disso por conta da falta de prestação de contas dos prestadores de serviços, entramos com essa proposição a fim de ter conhecimento de como está essa situação”, ressalta.
Em resposta a um Requerimento do vereador Flavinho (PSDB), o Executivo informa que, em 31 de dezembro de 2022, o município possuía uma fila de espera de 58.268 para consultas, exames e cirurgias e 845 pessoas aguardando para outros procedimentos como Fisioterapia e aparelhos auditivos. O Portal Fila Zero, segundo a vereadora Luzia, apresenta dados que mostram a realização de 50.728 atendimentos (consultas, exames e cirurgias) e 575 de outros procedimentos, até o final de outubro de 2023. Ainda no Portal, a Prefeitura informa que todos os procedimentos represados até dezembro de 2022 serão realizados durante o ano de 2023, colocando em dia o acúmulo de demanda gerado pela pandemia. “Ainda permanecem na fila 7.540 pessoas aguardando para atendimento de consultas, exames e cirurgias e 270 pessoas para outros procedimentos. Estamos questionando se todos os pacientes que aguardavam na fila serão atendidos conforme noticiado”, afirma.
Ainda com relação ao atraso de pagamento, a legisladora questiona qual o valor do saldo devedor, quantos prestadores de serviços estão em débito com a prestação de contas para que o pagamento possa ser efetuado e se as prestações de contas da Secretaria de Saúde foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde.
Para Luzia, trata-se de um tema muito importante e cabe à Câmara Municipal fiscalizar todo o processo. “Nos preocupamos com essa pauta, porque os prestadores de serviços, sejam profissionais, clínicas, hospitais, entre outros, precisam de recursos para manter sua vida financeira sustentável e cumprir com as obrigações assumidas”, finaliza.

Leia Também

Foto: Divulgação

Justiça autoriza continuidade das obras de revitalização na Avenida João Pinheiro

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas está autorizada a dar continuidade às obras de requalificação urbana na Avenida João Pinheiro e na Avenida Mansur Frayha, após acordo homologado em audiência realizada nesta terça-feira, na 4ª…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito Paulo Ney é o primeiro entrevistado do Jornal da Libertas Edição do Meio-Dia

Poços de Caldas, MG - O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, participou nesta quarta-feira (30) da estreia do Jornal do Meio-Dia, da Rádio Libertas, agora transmitido do novo estúdio instalado no prédio do Centro Administrativo. Durante a entrevista,…
Foto: CMPC/Divulgação

Câmara Municipal recebe assistidos da APAE Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Na última sexta-feira, 25, a Câmara Municipal de Poços de Caldas recebeu, como parte do projeto Câmara em Visita, assistidos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Em continuidade à ida dos vereadores…
Foto: CMPC/Divulgação

Tiago Mafra solicita informações à Prefeitura sobre elaboração do novo Plano Diretor

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) apresentou o Requerimento n. 1226/2025 na sessão ordinária da última terça-feira, 29. O documento, aprovado pelos parlamentares presentes, solicita esclarecimentos à Prefeitura de Poços de Caldas sobre o andamento do…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!