marias_28

Vereadores aprovam Dia Municipal das “Marias” em sessão lotada

Data da Publicação:

28/02/2024

Poços de Caldas, MG – Poços de Caldas deverá um novo feriado em seu calendário comemorativo e de eventos. Por meio da Lei n. 9.620, de 24 de agosto de 2022, vereadores aprovaram ontem a inclusão do Dia Municipal das Marias, a ser celebrado em 21 de março. Agora a lei vai para sansão do prefeito Sérgio Azevedo.
A aprovação aconteceu em uma sessão lotada de “Marias” na noite desta terça-feira. Todos os vereadores falaram sobre o grupo liderado por Luciana Marinoni e destacaram as ações feitas pela cidade pelas “AsMarias”.
O projeto é de autoria das vereadoras Regina Cioffi e Luzia Martins.
A iniciativa visa homenagear e reconhecer o trabalho e a importância do grupo “Asmarias”, fundado em 21 de março de 2018, que se tornou uma referência na cidade. O grupo começou com nove mulheres e cresceu exponencialmente, especialmente durante a pandemia, chegando a contar com 600 integrantes.
“AsMarias” é muito mais do que um grupo de atividade física; é uma comunidade que promove convívio, motivação, solidariedade, cultura e espiritualidade entre mulheres de todas as idades, profissões e classes sociais. O principal valor do grupo é a valorização da mulher em todas as suas formas e a promoção da sororidade.
A vereadora Regina Cioffi expressou sua satisfação em relação a aprovação por unanimidade de um projeto de lei em homenagem ao grupo “AsMarias”, durante fala ao Mantiqueira.
Cioffi destacou a relevância do grupo de mulheres na sociedade, ressaltando seu impacto positivo por meio de diversos projetos sociais, especialmente na área do esporte. Segundo a vereadora, “AsMarias” têm sido uma fonte de motivação e incentivo para a participação ativa das mulheres em atividades que fazem a diferença na comunidade.
Através do projeto aprovado, que em breve será sancionado, Cioffi enfatizou a importância de valorizar ações e atitudes como as promovidas pelo grupo “AsMarias”, liderado por Luciana Marinoni. Para a vereadora, essas iniciativas não apenas fortalecem as mulheres, mas também contribuem significativamente para a melhoria da sociedade como um todo.
Luciana Marinoni, fundadora do grupo “AsMarias”, expressou sua gratidão e felicidade diante da aprovação do projeto de lei na Câmara Municipal.
Para Marinoni, a aprovação do projeto é de grande importância para todas as mulheres, uma vez que o grupo “AsMarias” representa e defende os interesses femininos na comunidade. Ela enfatizou que o espaço conquistado pelas atividades do grupo é fundamental para a promoção do empoderamento das mulheres.
Além disso, Marinoni ressaltou que o impacto positivo das “Marias” não se limita apenas às integrantes do grupo, mas sim a todas as mulheres que são representadas por suas ações. Ela destacou a variedade de atividades realizadas pelo grupo, incluindo voluntariado, socialização, eventos culturais como saraus, e até mesmo estudos religiosos.
Ao ser questionada sobre a reação diante do reconhecimento por parte das vereadoras Regina Cioffi e Luzina Martins, Marinoni expressou sua alegria e gratidão, afirmando que enxerga nisso o reconhecimento do trabalho do grupo e sua contribuição para a cidade.
A vereadora Luzia Martins enfatizou que o movimento “AsMarias”desempenha um papel fundamental ao proporcionar espaço e voz para as mulheres em diversas questões. Ela destacou a importância de valorizar o trabalho diário das mulheres e de reconhecer suas contribuições para a comunidade.
Segundo a vereadora, ao ouvir os relatos das mulheres envolvidas no movimento e entender o contexto histórico em que estão inseridas, é possível perceber as transformações significativas que ocorrem em suas vidas. Ela ressaltou a importância de reconhecer e valorizar essas mudanças como parte integrante do processo de empoderamento feminino.
Para Martins, o movimento “As Marias” representa uma ação significativa que ocorre dentro do município, promovendo a inclusão das mulheres em diferentes esferas da sociedade e contribuindo para a construção de uma comunidade mais igualitária e justa.

Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com

Leia Também

foto-audiencia-terras-raras-29-04-25

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…
Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

Caldense goleia Villa Real por 6 a 1 no último jogo-treino antes da estreia no Módulo II

Poços de Caldas, MG - Na manhã deste sábado (26/04), a Caldense realizou seu quarto e último jogo-treino preparatório para a estreia no Campeonato Mineiro Módulo II 2025. A Veterana recebeu o Villa Real no CT Ninho dos Periquitos e…
Foto: Divulgação

Câmara promove audiência pública sobre Programa de Regularização Fiscal

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, no dia 30 de abril de 2025, quarta-feira, às 15h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Executivo n. 01/2025, que institui o Programa de…
Foto: Divulgação

Vereador Douglas Dofu visita Parque Tecnológico e discute ações de inovação no município

Poços de Caldas, MG - O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu (União), visitou o Parque Tecnológico Cidade da Inovação, nesta semana. Ele esteve com o presidente do Conselho Técnico-Científico e também diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência…
Foto: Divulgação

Ausência de profissionais de educação inclusiva em escolas municipais preocupa vereador Paulista

Poços de Caldas, MG - Na última reunião ordinária da Câmara, foi aprovado um Requerimento do vereador Wellington Paulista (PSDB) solicitando informações da Prefeitura sobre a ausência de auxiliares de educação inclusiva na rede municipal de ensino, em especial na…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!