Foto: PMPC/Divulgação

Audiência discute Terras Raras e sustentabilidade em Poços

Data da Publicação:

24/04/2025

Poços de Caldas, MG – A Prefeitura de Poços de Caldas participou na última semana de uma audiência pública que debateu a exploração de Terras Raras no município. Representada pelos secretários Franco Martins (Desenvolvimento Econômico e Inovação) e Stefano Zincone (Meio Ambiente e Sustentabilidade), a Administração Municipal reforçou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a transparência e a preservação dos recursos naturais.
O encontro contou com a presença de representantes de ONGs locais como Planeta Solidário e Poços Sustentável, além da Aliança pela APA Pedra Branca, de Caldas, e da empresa Viridis Mining, interessada na exploração dos chamados Elementos Terras Raras (ETR) no Sul de Minas.
Esses elementos químicos são considerados estratégicos para a transição energética e indispensáveis em tecnologias modernas, como baterias, turbinas, ímãs permanentes e eletrônicos. Sua exploração está diretamente ligada ao avanço de uma economia de baixo carbono e à redução da dependência de combustíveis fósseis, o que os torna cruciais na luta contra as mudanças climáticas.
Durante a audiência, Klaus Petersen, diretor da Viridis Mining, apresentou o Projeto Colossus, que prevê a extração de minérios utilizados na produção de ímãs permanentes. Ele destacou que a mineração brasileira pode ser uma referência mundial em sustentabilidade, apontando o contraste com o modelo chinês, que, segundo ele, explora esses elementos há décadas sem seguir padrões ambientais rigorosos.
Por outro lado, as preocupações ambientais e sociais também marcaram o debate. O secretário de Meio Ambiente, Stefano Zincone, explicou que o processo de licenciamento ambiental é de competência do Governo de Minas Gerais, por meio da SEMAD (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e da FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente). No entanto, segundo ele, o município tem acompanhado de perto todas as etapas.
“A Prefeitura está atenta aos riscos e impactos ambientais que a atividade mineral pode causar à nossa região. Cabe ao Estado definir medidas mitigatórias e compensatórias, mas estamos mantendo diálogo constante com os órgãos responsáveis para garantir que as demandas de Poços sejam contempladas”, afirmou Zincone.
Ele ainda ressaltou que técnicos da secretaria de Meio Ambiente acompanharam, em março, a vistoria da FEAM em campo. O objetivo, segundo o secretário, é propor estratégias que protejam os recursos hídricos e ecológicos locais, promovendo um modelo de desenvolvimento responsável e sustentável.
“Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade. Nosso papel é garantir que qualquer atividade relacionada à exploração dos recursos naturais ocorra de forma equilibrada e benéfica à população”, completou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Franco Martins, destacou que o potencial mineral da região deve ser visto como oportunidade para fortalecer a economia local, desde que atrelado a práticas modernas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
Além do poder público e das empresas, a Câmara Municipal também teve papel importante no processo e comprometeu-se a reunir todos os questionamentos e documentos apresentados na audiência para envio às secretarias responsáveis e à empresa Viridis. O material deve subsidiar as próximas etapas do processo de licenciamento e contribuir para a definição de contrapartidas que beneficiem diretamente a população poços-caldense. A audiência pública representou um passo importante para garantir que o futuro da exploração das Terras Raras em Poços de Caldas seja construído com ampla participação social, rigor técnico e responsabilidade ambiental.

Leia Também

foto-laudos-estadios-30-04-25

Laudos do Estádio Ronaldão são todos aprovados; Realizada reunião do plano de ação

Poços de Caldas, MG- Na manhã desta terça-feira (29/04), a Federação Mineira de Futebol publicou em seu site oficial a validação e aprovação de todos os laudos do Estádio Municipal Ronaldo Junqueira para receber jogos e o público nos jogos…
foto-arma-pm-30-04-25

Homem é preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma no bairro Dom Bosco

Poços de Caldas, MG - Homem é preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma em Poços de Caldas Poços de Caldas, 29 de abril de 2025 – Um homem foi preso nesta terça-feira (29) por tráfico de…
foto-prefeito-docol-30-04-25

Representantes da Prefeitura visitam Docol em Londrina e discutem expansão em Poços

Poços de Caldas,MG - Representantes da Prefeitura de Poços de Caldas, entre eles o prefeito Paulo Ney, o vice-prefeito Eduardo Januzzi e o secretário de Administração, Alexander Dannias, estiveram na semana passada na sede da Docol em Joinville (SC), uma…
Foto: Divulgação

Prefeitura convoca novos aprovados no concurso público

Poços de Caldas, MG - A Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura de Poços de Caldas divulgou, nesta terça-feira (29), a convocação de novos candidatos aprovados no Concurso Público 001/2023. Os convocados devem comparecer à Seção…
foto-audiencia-terras-raras-29-04-25

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: Divulgação

Cricket brasileiro dá passo histórico com filiação no Comitê Olímpico do Brasil

Rio de Janeiro, RJ - Em um momento histórico para o esporte nacional, a Confederação Brasileira de Cricket (Cricket Brasil) oficializou sua filiação ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). A cerimônia representa não apenas um avanço significativo para o cricket…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!