Poços de Caldas, MG – O Clube de Leitura “Leia Mulheres Negras” unidade Poços de Caldas se reúne mensalmente na Biblioteca Professora Nilza Botelho Megale, no Museu Histórico e Geográfico. Os encontros são abertos e acontecem sempre aos sábados, às 14h30. O próximo será realizado neste sábado, 10 de maio.
O Clube é integrante da Rede Sul-Mineira de Clubes de Leitura, ancorada no Museu das Oraturas e Literaturas do Sul de Minas Gerais, conhecido como Museu da Conversa Macanuda, MuCMac.
No encontro anterior, as leitoras Ana Cecília, Leila, Janete, Juslene, Naiara, Rossana e Dora se encontraram para discutir a obra “Pequeno Manual Antirracista”, ensaio da filósofa, professora, militante feminista e antiracista brasileira Djamila Ribeiro, lançado em 2019, pela Editora Companhia das Letras. Na obra, a filósofa defende que o racismo é um desafio para toda a sociedade brasileira devido ao passado escravocrata do país.
“Os encontros são grandes momentos de desenvolvimento de políticas públicas antirracistas e na ampliação de acesso à leitura de autoras negras”, salienta a coordenadora do Clube de Leitura, a professora e produtora editorial cantoneira, Juslene Sabóia. A iniciativa conta com apoio das Bibliotecas Públicas e do Museu, demonstrando o compromisso com as narrativas negras e com a promoção da igualdade racial e étnica.