Poços de Caldas, MG – A Caldense irá enfrentar o Uberaba deste sábado (24/05) às 18h30 no Estádio Engenheiro João Guido em Uberaba pela 5ª Rodada do Campeonato Mineiro Módulo II 2025. Após obter sua primeira vitória na competição, diante do VEC na última rodada, a Veterana encostou na zona de classificação do grupo e vai em busca da vitória para brigar pelas primeiras posições da chave.
A delegação da Caldense chegou em Uberaba na noite de quinta-feira e na tarde desta sexta-feira (23/05) realizou um treino na cidade, no campo do Nacional, o Centro de Treinamento e Formação de Atletas JK, em preparação para o confronto diante do Uberaba deste sábado às 18h30, a ser realizado no Estádio Engenheiro João Guido.
Durante a atividade o técnico Thiago Oliveira comandou uma movimentação tática. A vitória é fundamental para a Veterana encostar nos líderes do grupo.
“Estamos trabalhando muito para a gente conquistar esse resultado fora de casa para nos colocar de vez entre os líderes do grupo. Vai ser um jogo muito difícil, estamos nos preparamos e estamos empenhados para buscar o resultado positivo. Cada jogo tem sua dificuldade, mas estamos evoluindo bem a cada partida. Esse jogo vai definir muita coisa, é o final do primeiro turno. Temos um grupo forte e estão todos muito focados”, disse o goleiro Samuel Pires.
Nos dois últimos jogos a Veterana atuou no 3-4-3, formação tática diferente da utilizada nas primeiras rodadas e fez duas boas apresentações, obtendo um empate fora e uma vitória em casa. “A gente vinha buscando o melhor padrão de jogo, o melhor esquema possível e nas últimas duas partidas com o esse novo esquema conseguimos render um pouco mais tanto defensivamente, quanto ofensivamente”, comentou o zagueiro Arthur Pierino.
Como o técnico Thiago Oliveira foi expulso na última partida, não poderá ficar no banco diante do Uberaba. O auxiliar técnico Souza comandará o time interinamente à beira do gramado. A Veterana tem alguns desfalques para a partida, em virtude das expulsões diante do VEC, casos do volante Henrique Rocha e do zagueiro Rayan, além do zagueiro Sandoval que continua em tratamento no departamento médico.
Em contrapartida, a Veterana acertou a contratação esta semana do 2º volante Ítalo, fechou com o atacante Guiendes e anunciou o retorno do zagueiro Guilherme Martins para reforçarem a equipe na sequência da competição.
A comissão técnica alviverde tem trabalhado diferentes possibilidades nos treinos no CT para manter o momento de evolução da equipe e obter mais uma vitória.
“Todos os que estão no grupo estão bem preparados, quem for entrar vai dar conta do recado. O campeonato é muito nivelado e sabemos da importância de uma vitória diante do Uberaba para seguirmos um busca do nosso objetivo na competição”, completou o zagueiro Arthur Pierino.
Uma boa notícia é que o atacante Igor Alves fez exame esta semana, não foi detectada lesão e o atleta foi liberado pelo departamento médico.
Campanhas
A Veterana vem dos seguintes resultados: Patrocinense (0-0), URT (0-2), Mamoré (2-2), VEC (2-0) e está em 4º lugar do Grupo A com 5 pontos. Já o Uberaba acumula dois empates, duas derrotas e ainda não venceu. Ocupa a 5ª posição do grupo com 2 pontos. Na última rodada perdeu fora de casa para o Patrocinense por 2 a 0.
Gols
Marcaram gols pela Veterana até aqui na competição: Gleisinho (1), Marcílio (1), Nestor Mansur (1), Igor Lemos (1).
Retrospecto e
curiosidades
O retrospecto geral do confronto aponta 72 jogos, 19 vitórias, 30 empates, 23 derrotas, 52 gols pró e 75 gols sofridos. Considerando apenas jogos realizados em Uberaba, foram 35 jogos, 6 vitórias, 17 empates, 12 derrotas, 16 gols pró e 39 gols sofridos.
Primeiro jogo: 28/01/1940 Caldense 0 x 2 Uberaba (Amistoso).
Último jogo: 11/03/2012 Uberaba 0 x 0 Caldense (Campeonato Mineiro)
Maior vitória da Caldense: 13/12/1973 Caldense 3 x 0 Uberaba (Amistoso)
Jogadores da Caldense que mais enfrentaram o Uberaba: Gilberto Voador (23 jogos), Buzuca (20 jogos), Arnaldo (18 jogos), Augusto (18 jogos).
Jogadores da Caldense que marcaram gols no Uberaba: Cafuringa (5 gols em 17 jogos), Aílton Lira (4 gols em 16 jogos), Jeremias (3 gols em 16 jogos).
Jogo com maior público: 15/11/1981 Uberaba 2 x 0 Caldense pelo Campeonato Mineiro com 7.369 pagantes.
Cartões
Retorno: Marcílio (Cumpriu suspensão automática pelos 03 cartões amarelos e está à disposição).
Pendurados: Fábio Sá e Júlio César (02 cartões amarelos).
Suspensos: Henrique Rocha, Rayan, Thiago Oliveira (expulsos na última partida)
Receberam 01 amarelo os seguintes atletas: Henrique Rocha, Elicley, Igor Alves, Cesinha, Gleisinho, Hélio Paraíba, Igor Lemos, Léo Cruz, além do técnico Thiago Oliveira e do auxiliar técnico Souza.
Transmissão
A partida será exibida ao vivo com imagens pelo canal da Federação Mineira de Futebol no YouTube. Os sócio-torcedores da Caldense e associados do clube poderão assistir o duelo ao vivo com imagens na sede social do clube. A entrada dos sócio-torcedores será pelo Piano’s Bar, basta apresentar a carteirinha. Os sócio-torcedores podem levar acompanhantes. Haverá cardápio com opções de porções e bebidas.
Arbitragem
Juiz: Daniel da Cunha Oliveira Filho (MG).
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Magno Arantes Lira (MG).
Quarto Juiz: Jonas Alves Henrique (MG).
Analista de Campo: Cleibimar Rezende Ferreira (MG).