Poços de Caldas, MG- Com foco na saúde mental de crianças e adolescentes envolvidos em atividades esportivas, o projeto Atleta Blindado Pódium, coordenado pela psicóloga Thalita Clemente, chega ao seu terceiro ano de atuação em Poços de Caldas. A iniciativa, que integra a Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o patrocínio da Alcoa e apoio da Secretaria Municipal de Esportes, se consolida como referência no acompanhamento psicológico de atletas em formação.
“O projeto nasceu da necessidade de olhar para o lado emocional desses jovens que participam de projetos esportivos e muitas vezes se tornam atletas de competição. A saúde mental deles precisa ser cuidada com a mesma dedicação que se cuida do físico”, explica Thalita. A psicóloga atua diretamente nos núcleos esportivos da cidade, identificando demandas, conversando com as crianças, promovendo rodas de conversa e palestras também com os pais, fortalecendo o vínculo entre família, treinador e atleta.
Thalita realizou uma palestra direcionada às famílias dos atletas do Projeto Volare, de ginástica rítmica. O encontro abordou questões como ansiedade, pressão por resultados, frustração diante de derrotas e a importância do apoio emocional dos pais durante o processo de formação esportiva dos filhos. “A Thalita está trazendo uma nova dimensão para o nosso trabalho. Ela não cuida só da performance, mas da criança como um todo. Isso é essencial para o desenvolvimento dentro e fora das quadras”, destacou Isabella Fernanda Gouvêa, coordenadora do Volare.
Segundo Isabella, a parceria com a psicóloga veio em um momento importante: “Estamos com atletas de alto rendimento se preparando para competições e outras crianças iniciando no esporte. A Thalita soma com a equipe e hoje está conosco promovendo um diálogo essencial com os pais, ajudando-os a entender e lidar com a rotina de treino, as expectativas e até mesmo as frustrações naturais do esporte”.
Presente na atividade, o vereador Paulista destacou a importância da atuação da profissional. “A Thalita é uma referência. O suporte que ela oferece aos nossos projetos é fundamental. Psicologia no esporte não é luxo, é necessidade. E ficamos muito felizes que ela esteja comprometida com esse trabalho.”
Para Thalita, o sucesso do Atleta Blindado Pódium é resultado do envolvimento coletivo. “É muito gratificante ver o projeto crescer, ganhar apoio e realmente fazer diferença na vida desses jovens. A Alcoa tem sido uma parceira essencial, abraçando essa causa com responsabilidade social. Nosso objetivo é construir atletas mais preparados emocionalmente e, acima de tudo, mais saudáveis em todos os aspectos.”
O projeto continua em expansão, com novas ações planejadas junto a diversos núcleos esportivos da cidade e iniciativas que devem aprofundar ainda mais o diálogo entre atletas, treinadores e familiares em prol do bem-estar e do desempenho consciente no esporte.