Poços de Caldas, MG – Nos dias 12 e 13 de fevereiro (quinta e sexta-feira), será realizado o Encontro de Formação para as relações étnico-raciais voltado para os agentes da Guarda Civil Municipal de Poços de Caldas. A programação terá início às 8h30, na sede da GCM, na antiga estação rodoviária (Fepasa).
A formação é uma realização da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Rede da Igualdade Racial de Poços de Caldas, em parceria com a Autarquia Municipal de Ensino (AME).
“Através da reflexão e da ação, o encontro convida cada participante a reconhecer as desigualdades históricas e estruturais nas relações étnico-raciais, primeiro passo para construir novas práticas, mais humanas e igualitárias, dentro do serviço público e na convivência em sociedade”, destaca a coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Nanci de Moraes.
Programação
A programação terá início às 8h30, nos dois dias, para duas turmas, com credenciamento e café, abertura oficial, composição da mesa e apresentação cultural da Orquestra Berimbauê. A primeira palestra sobre letramento racial está prevista para 10h, com o tema “Entre o eu e o outro: uma lente necessária para conduzir o diálogo”, ministrada pela empreendedora e idealizadora do Teacher Internacionalista, formada em Relações Internacionais e pós-graduada em Relações Internacionais e Governamentais, Mafê.
Na sequência, às 11h, Wagner Roberto Dias Nascimento apresenta a palestra “Racismo estrutural (de)codificado: inteligência artificial é segura para todos?”. O palestrante, que é vice-presidente do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Unifal e filiado à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, investiga como a inteligência artificial pode reproduzir ou ampliar desigualdades sociais e raciais no contexto brasileiro.
O encontro terá também um segundo momento, em data a ser confirmada, com a oficina “Quando a arte imita a vida – letramento racial através da literatura”, com a doutora em Literatura Comparada, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e professora da rede pública de Poços de Caldas, Mariana Carvalho.
Também no segundo momento, as advogadas Elaine Aparecida dos Santos Erler, presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB, e Vanessa Leopoldo, presidente da Comissão de Direito da OAB, promovem a palestra “Racismo e injúria racial: Segurança Pública e dignidade humana”, fechando a programação.
Serviço
Encontro de Formação para as relações
étnico-raciais
Data: 12 e 13/02
(duas turmas)
Local: Fepasa
8h30 – Credenciamento e café
9h – Abertura e
composição da mesa
9h30 – Apresentação cultural Orquestra Berimbauê
10h – Palestra Letramento Racial – Mafê
11h – Palestra “Racismo estrutural (de)codificado: inteligência artificial é segura para todos?”, com Wagner Roberto Dias Nascimento