17:59 - Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2026

-

17:59 - Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2026
foto-santa-casa-leitos-11-02-2026

Provedor da Santa Casa projeta aumento de leitos no Hospital nos próximos anos

Data da Publicação:

11/02/2026

Poços de Caldas, MG – A Santa Casa está prestes a realizar um sonho com a obra do CETAS – Centro de Tratamento Avançado em Saúde (Oncologia e Nefrologia). No entanto, nos planos do provedor da Santa Casa, Marcos de Carvalho Dias, já estão desenhados os próximos grandes projetos da instituição, entre eles uma obra para ampliar a capacidade de atendimento dos atuais cerca de 200 leitos para aproximadamente 350 leitos.
A revelação foi feita durante entrevista concedida pelo provedor à equipe de Comunicação do Hospital, que trouxe novidades, mas também resgatou importantes capítulos da história da Santa Casa. Ao falar sobre o futuro, Marcos destacou a relevância da ampliação estrutural.
“Queremos ampliar o número de leitos. Para isso, há um projeto de construção de um novo prédio onde hoje é o estacionamento, que irá aumentar significativamente a capacidade de atendimento da Santa Casa, passando de cerca de 200 para mais de 300 leitos. Os planos também incluem a ampliação das UTIs, das salas cirúrgicas e a implantação de tecnologias de ponta, como cirurgia robótica e ressonância magnética. Somos um hospital do interior, mas precisamos oferecer tecnologia e qualidade de saúde de capital”, ressalta o provedor.
A Santa Casa de Poços de Caldas é hoje o principal centro de saúde da região, atendendo não apenas o município, mas diversas cidades do Sul de Minas.
“Temos um corpo clínico excelente e uma estrutura de qualidade, mas ainda pecamos na capacidade de atendimento. Falta espaço para atender toda a demanda crescente do Sul de Minas — e isso precisa melhorar, por isso a importância dessa obra”, pontua.

História do provedor se confunde com a história do Hospital
A trajetória do provedor da Santa Casa de Poços de Caldas, Marcos de Carvalho Dias, se entrelaça com a própria história do Hospital e com a tradição de sua família na filantropia e no cuidado com a saúde da população do município e da região.
Marcos voltou para Poços de Caldas no início da década de 1980, após concluir sua formação e trabalhar fora por alguns anos. Em 1981, retornou definitivamente à cidade e, pouco tempo depois, passou a integrar a Irmandade da Santa Casa, dando início a uma caminhada que atravessa gerações.
“Em 1983, meu pai me chamou para fazer parte da Irmandade. Ele era vice-provedor na época, e foi assim que eu comecei minha história aqui”, relembra.
Naquele período, segundo Marcos, a dinâmica de funcionamento da Irmandade era bem diferente da atual. As reuniões aconteciam poucas vezes ao ano, uma ou duas no máximo. O provedor era Martinho do Prado Luz, e seu pai, Moacyr Carvalho Dias — ou simplesmente “Sr. Xixo”, como era conhecido — ocupava o cargo de vice-provedor. Era um momento considerado próspero para a instituição.
“A Santa Casa vivia um momento muito pujante. Chegou a ter uma das maiores aplicações financeiras da cidade”, recorda.

Uma história familiar que começa junto com a Santa Casa
O vínculo da família Carvalho Dias com a Santa Casa remonta aos primeiros anos de existência do Hospital. Inicialmente, a instituição funcionava em uma estrutura simples, localizada na Rua Paraíba, esquina com a Rua Assis — que na época se chamava Rua Paraná —, com poucos leitos e recursos limitados.
Com o crescimento da cidade, surgiu a necessidade de um hospital maior. Foi então que a comunidade se mobilizou para a construção de um novo prédio, onde hoje funciona o Colégio Pio XII. Para viabilizar a obra, foi criado um “Livro de Ouro”, destinado à arrecadação de recursos para a compra do terreno e a construção do hospital.
“Minha bisavó foi uma das doadoras desse primeiro prédio construído especificamente para ser Santa Casa. Foi aí que começou a história da minha família junto com a Santa Casa”, conta o provedor.

A escolha do terreno onde está o Hospital hoje
Anos depois, com o crescimento da população e da demanda por atendimento, tornou-se evidente que a Santa Casa precisava novamente se expandir. Na época, o tio avô de Marcos, Jorge Pio da Silva Dias, era o provedor, e outro tio, Miguel de Carvalho Dias, ocupava o cargo de prefeito de Poços de Caldas.
Durante um almoço em família, surgiu a discussão sobre a necessidade de um hospital maior, mais moderno e melhor equipado. A Santa Casa já não comportava a demanda da cidade.
Foi nesse momento que uma sugestão inesperada mudou o rumo da história do Hospital. “A esposa do meu tio Miguel estava acompanhada de uma manicure chamada Maria Lúcia, que ouviu a conversa e sugeriu um local para a nova construção: uma praça abandonada no alto da rua Minas Gerais, próxima à Prefeitura. Na época, aquilo era só um pasto, não tinha nada ao redor, nem vizinhança”, lembra Marcos.
“Após pesquisa nos documentos da prefeitura, descobriram que o terreno pertencia ao Estado de Minas Gerais. Com articulação política, tio Miguel conseguiu que o Estado doasse a área à Santa Casa, em troca do atendimento aos servidores estaduais que estivessem em Poços de Caldas. Com a criação do SUS, esse acordo deixou de existir, mas o terreno permaneceu com o Hospital. Ou seja, a Santa Casa está aqui hoje graças àquela sugestão da dona Maria Lúcia”, destaca.
Desde então, a família Carvalho Dias segue atuando ativamente na Santa Casa. Uma vocação que atravessou gerações e chegou até Marcos, que integra a Mesa Diretora da instituição há mais de quatro décadas.

Compromisso que atravessa gerações
Para Marcos de Carvalho Dias, o que o mantém atuando até hoje na Santa Casa é, acima de tudo, o desejo de colaborar todos os dias na construção de uma saúde acessível e de ótima qualidade para todos.
“O que me mantém aqui é a vontade de ajudar. Acredito que todo mundo precisa contribuir com a sociedade, doar um pouco do seu tempo e ajudar o próximo”, afirma.
Segundo ele, esse compromisso sempre fez parte da história de sua família. Sua mãe fundou a Creche do Charque e o seu pai sempre contribuía de alguma forma com a comunidade.

Momentos difíceis e superação
Ao longo de sua história, a Santa Casa também enfrentou períodos extremamente difíceis, especialmente no campo financeiro. Marcos relembra momentos de grandes dificuldades para o Hospital.
“A Santa Casa passou por problemas financeiros. Teve dias em que eu achei que não teria jeito”, admite.
Com ajustes, cortes, reorganização e muito trabalho, a situação começou a mudar. Para o provedor, sempre houve a convicção de que a Santa Casa é uma instituição essencial para Poços de Caldas e para a região.
“Passamos por momentos muito difíceis, mas hoje as contas estão em ordem, o resultado financeiro é bom e o hospital está bem equipado”, destaca.

Reconhecimento aos colaboradores
Ao falar sobre os profissionais que atuam no Hospital, Marcos ressalta que eles vão muito além da condição de funcionários.
“Eles não são apenas trabalhadores. Eles são a alma do hospital”, afirma.
Atualmente, cerca de mil pessoas estão ligadas à Santa Casa, entre funcionários e profissionais que atuam na rede pública do nosso município. Para o provedor, o sucesso da instituição passa diretamente pelo engajamento e pela união dessa equipe.
“A Santa Casa é a alma da saúde do município. Para isso, precisamos de um time unido, comprometido e que trabalhe com prazer, sempre buscando melhorar”, conclui.

Um convite à população
Por fim, Marcos deixa uma mensagem para quem ainda não conhece de perto a Santa Casa de Poços de Caldas.
“Acredito que todos nós que moramos na cidade ja tivemos alguma relação com nosso hospital, que faz parte da vida de todos nós e dla história da nossa região como um todo. Convidamos toda a população para nos ajudar a cuidar da Santa Casa, afinal é um patrimônio de Poços de Caldas” finaliza.

Leia Também

foto-soblue-11-02-2026

SoBlue realiza três shows e celebra a cultura do Carnaval brasileiro em Poços

11/02/2026

Poços de Caldas, MG – O duo SoBlue, formado por Helena Daher e Pedro Soares, se apresenta pelo segundo ano consecutivo no Carnaval de Poços de Caldas, com uma programação

foto-transito-carnaval-10-02-2026

Prefeitura lança ferramenta no Waze e divulga áreas com interdições no trânsito durante o Carnaval

10/02/2026

Poços de Caldas, MG – A Prefeitura de Poços de Caldas lançou uma ferramenta digital, em parceria com o aplicativo Waze, para informar motoristas sobre as interdições e reservas de

foto-carnaval-nao-nao-10-02-2026

“NÃO É NÃO!”: Poços de Caldas reforça campanha de combate ao assédio contra mulheres no Carnaval

10/02/2026

Poços de Caldas, MG – Mais uma vez, Poços de Caldas contará com a campanha “Não é não – Carnaval sem Assédio”, iniciativa que tem como objetivo combater a importunação

foto-guarda-mubipal-10-02-2026

Guarda Municipal participa de encontro de formação para as relações étnico-raciais

10/02/2026

Poços de Caldas, MG – Nos dias 12 e 13 de fevereiro (quinta e sexta-feira), será realizado o Encontro de Formação para as relações étnico-raciais voltado para os agentes da

foto-transporte-8niversitario-10-02-2026

Secretaria Municipal de Educação abre inscrição para Auxílio Transporte Universitário

10/02/2026

Poços de Caldas, MG – A Secretaria Municipal de Educação abriu o prazo de inscrições para a concessão e renovação do Auxílio Transporte Universitário, voltado para alunos carentes que cursam

foto-bebidas-alcoolicas-carnaval-10-02-2026

Prefeitura reforça regras para venda de bebidas alcoólicas durante o Carnaval 2026

10/02/2026

Poços de Caldas, MG – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, publicou no Diário Oficial do Município, em 9 de fevereiro, uma Nota Técnica que estabelece orientações

Login de Assinante

Ainda não é assinante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!